Cais da Vala Nova

Benavente teve a sua origem em Benaventus ou Beneventus devido aos ventos favoráveis que possibilitaram a subida do Tejo por uma armada cristã que tomou a localidade aos mouros.
Foi fundada em 1199 por colonos estrangeiros. A vinda de estrangeiros obedecia a um plano de Dom Sancho I de povoar as terras conquistadas aos árabes. Tem foral a 25 de Março de 1200, dado por Dom Paio, ou Pelágio mestre da Ordem Militar de Évora.
Até à eclosão do Caminho de Ferro, o concelho de Benavente disfrutava uma posição privilegiada no respeitante à capacidade de drenagem das suas produções devido às excelentes condições de transporte fluvial:
“Vala Nova”, que unia Benavente directamente ao Tejo.
Actualmente Benavente possui um equilíbrio arquitectónico conjugando residências antigas e modernas. É famosa pelas suas conhecidas ganadarias, pelos verdes arrozais e pelo espectáculo da Reserva Natural do Estuário do Tejo onde se podem observar diversas espécies e aves migratórias.
Na Vala Nova, o Cais permite atracar pequenas embarcações, sendo por isso uma mais valia para quem gosta de desportos náuticos. Para passar o dia, desfrute das condições do Parque de Merendas. Com mesas e bancos em pedra, é só escolher a sombra que mais lhe agradar.
A travessia pedonante desde o Cais até ao Parque de Merendas pode ser e deve ser feita através do circuito pedonal que passa por baixo da ponte até uma ponte a montante para o Parque.
A Cache:
· Conteúdo Inicial: Logbook, Stashnote, Material de Escrita;
Por favor, deixe tudo exactamente como encontrou, ou melhor ainda! Obrigado!