O AÇUDE DO MANETA
Um açude, barragem ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal. Deverão possuir um ladrão para drenar os excessos de água.
Esta cache pretende mostrar um açude que em tempos foi um dos locais preferidos da população da zona. Foi um Açude onde muitos mergulhos se deram, muitos piqueniques se fizeram, muito peixe se apanhou, e muita sede matou aos animais que por ali passaram. A antiguidade e a sua importância garantiram-lhe um nome de rua. Rua do Açude do Maneta. Contam os mais antigos que o nome de “Maneta” lhe foi atribuído porque morava um homem junto ao açude que não tinha uma mão.
Hoje, continua a ser um açude .....grande.... mas com 1/3 do seu tamanho de há 10 décadas atrás. Um local onde se pode respirar ar puro e apreciar a água a correr do ladrão (no inverno) que faz uma cascata pequena mas que tem capacidade de debitar o suficiente para evitar que o muro seja transposto pela água.
A cache:
Esta cache é uma drive in, parar o carro e fazer!
Tenham cuidado com os pastores que por ali adam, normalmente são muito curiosos. Com os Bois, não se preocupem! São mansos.
Conteúdo inicial
- Lápis
- Logbook
- Porta chaves musical
- TB