Skip to content

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Caro PaulosSTeam,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias (este prazo não é rigoroso enquanto a pandemia COVID-19 se mantiver - a manutenção deverá ser feita sempre em segurança, pois a sua saúde está primeiro que a saúde da cache!).

Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

FP-026 - A Génese da Sinalização Marítima

A cache by PauloSSenior Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/21/2011
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Génese da Sinalização Marítima





Desde os primórdios da humanidade que os cursos de água, os rios e os lagos exerceram sobre o homem uma grande atracção mas também temor perante o desconhecido. Para o ajudar usava as referências naturais mas com o decorrer do tempo o homem compreendeu que era necessário colocar marcas e acender fogueiras para sinalizarem perigos, pontas de terra proeminentes ou a localização de portos.
Apesar de incipiente, foi esta a génese da sinalização marítima e da segurança da navegação. Esta sinalização decorria dos interesses e necessidades específicos e era utilizável apenas pelos conhecedores dos diversos locais e do significado das marcas.

As marcas começaram então a apresentar formatos e características diferenciadas de acordo com a sua posição relativa nos canais de navegação. Mais tarde, quando as marcas começaram a dispor de fonte luminosa, passaram a apresentar uma luz fixa mas que facilmente se confundia com as luzes situadas em terra ou a bordo de embarcações. Gradualmente essas luzes passaram a apresentar algum critério na sua colocação; era fundamental saber como distinguir uma marca de outra e conhecer qual a sequência correcta de passagem pelas marcas. Conferir características distintas aos diversos faróis contribuiu decisivamente para a segurança da navegação.

Presentemente, apesar da enorme e variada disponibilidade de ajudas electrónicas à navegação, a luz de um farol ainda transmite aos navegantes um sentimento de segurança, uma sensação de conforto e, muitas vezes, uma esperança no meio de uma tempestade.

Esta cache pretende-vos mostrar o FP-026 (Farolim do Molhe Sul da Figueira da Foz), já que, na era da tecnologia, do GPS e do piloto automático, os faróis podem parecer obsoletos mas não o são, eles continuam a ser preciosos na ajuda que prestam aos navios. E continuam a ser fascinantes!

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.