Skip to content

<

Geocouto - Museu Regional de Cucujães

A cache by andar.cc Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/25/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Projecto GeoCouto - Pretende-se com o presente projecto dar a conhecer a Vila de Cucujães em diversos aspectos.

Edificado / Organizações– Neste item agrupamos os edifícios que se pretende dar a conhecer bem como as organizações locais, que em muitos dos casos se encontram sediados nos mesmos.

De Escola Progresso, passou por sede da Junta de Freguesia e actualmente alberga o Museu Regional de Cucujães.

O benemérito Augusto de Castro Lopes Brandão foi quem mandou construir, em 1917, a denominada Escola Progresso do sexo masculino. O contributo dos seus irmãos Hermenegildo Dias Brandão e Francisco Dias Brandão também foi importante para a edificação desta escola.
No ano de 1975 passou a funcionar como Junta de Freguesia. Por aqui, na presidência, passaram nomes como Aldino Santos, Arcílio Azevedo, Leonel Coelho e José Castro.
Depois de algumas obras profundas de restauro, este edifício passou e continua a servir de Museu Regional de Cucujães, instituição zela pelos valores e tradições do antigamente.

O Museu Regional de Cucujães, situado neste edifício, foi inaugurado a 13 de Julho de 2002 e possui um espólio de valor incalculável. Reúne alfaias de várias actividades tradicionais, trajes regionais e ainda materiais arqueológicos.

Neste espaço os visitantes podem conhecer, um pouco, como era a vida dos seus antepassados ou até mesmo recordar tempos de outrora. Afinal, esse é um dos objectivos deste museu: proporcionar um passeio pelo passado.

Além da área museológica o Museu Regional de Cucujães promove várias iniciativas culturais na freguesia, destacando-se as Desfolhadas à Moda Antiga e o Espectáculo de Concertinas, que reúne em Cucujães dezenas de concertinistas da região. Em 2009 foi responsável pela organização de uma exposição inédita dedicada ao Linho e às pessoas que nele trabalharam.

Aqui nasceu o Grupo de Cantares do Museu Regional de Cucujães e o Grupo de Bombos e Gigantones “Os Janizários”, em 13 de Junho de 2002, com o objectivo de promover a música tradicional portuguesa. Actualmente promove, ainda, uma Escola de Concertinas.

Museu Regional de Cucujães

Morada: Rua Abade João Domingos Arede / 3720-664 Vila de Cucujães

Mail: mrcucujaes@mail.pt

Horário
Sábado das 14.00 às 17.00 horas

Domingo das 10.00 às 12.00 horas

AntigaEscolaProgresso1AntigaEscolaProgresso2

GrupoCantaresMuseu

Fonte: http//cucujaes.net.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.