No centro e no ponto mais alto da cidade de Chaves, onde existia a igreja de Nossa Senhora do Rosário do século XV, entre 1635 e 1637 foi construído um convento franciscano. Anos depois, de 1658 a 1962, devido às guerras Peninsulares, o Rei Dom João IV ordenou a construção de altas e grossas muralhas em volta do convento transformando-o numa fortaleza militar.
Durante séculos conviveram no interior do Forte monges franciscanos e militares. No principal túmulo da igreja esteve deposto por centenas de anos Dom Afonso, primeiro Duque de Bragança, fundador desta Casa Real, filho bastardo de Dom João I e genro de Dom Nuno Álvares Pereira, transladado em 1942 para o panteão dos Duques de Bragança em Vila Viçosa, no Alentejo. Nos séculos XIX e XX até 1950 o Forte serviu de quartel de cavalaria e hospital militar.
Após longo período de abandono, o Forte, declarado Monumento Nacional desde 1938, estava com os seus edifícios militares e conventuais em adiantado estado de degradação. Depois de 10 anos de pesquisas e projectos, foi concluído um dos mais notáveis trabalhos de restauro já realizados em Portugal. No dia 17 de Maio de 1997, o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, inaugurava uma unidade hoteleira de prestígio.
O forte apresenta planta simples no formato estrelado, com quatro baluartes nos vértices, no sistema Vauban. As muralhas, com espessura de um metro, variam entre quatro a vinte metros de altura e são revestidas em granito.
O acesso principal é feito através de um portão no lado Sul, através de uma ponte levadiça sobre o fosso, actualmente aterrado. Existem acessos secundários pelo lado Leste e pelo lado Oeste, todos conduzindo, através de túneis, para a Praça de Armas.
Entre as edificações no interior do forte destaca-se a antiga Capela de São Francisco, que abrigou por três séculos, até 1942, o túmulo de D. Afonso, primeiro duque de Bragança, restaurada e bem preservada.
A cache:
Esta cache tem como objectivo dar a conhecer um magnifico monumento da cidade de Chaves e também um pouco da sua história. Levem algo com que escrever.
Por favor tenham cuidado no manuseamento da cache, retirem-na com cuidado e votem a recolocá-la com bastante cuidado, para não danificar o seu esconderijo, de modo a garantir a sua longevidade e por último sejam discretos devido à presença de muggles.
|