Baiões e sua Torre Sineira

Baiões é um topónimo de origem germânica, designativo de uma "villa" que dá o nome a uma das mais influentes e poderosas famílias nobres fixadas, em tempos idos, neste território. É uma freguesia muito antiga, sendo algumas das suas povoações anteriores à fundação da nacionalidade, como provam alguns documentos escritos e a toponímia local. Já nas inquirições de I258 se refere que um nobre, Rui Gonçalves "de Calvos", aqui fizera uma "quintã" de morada. É ainda referido nestas inquirições o facto de, já nessa altura, existir uma paróquia denominada de "Sancte Eolalie de Vayões" - (Santa Eulália de Baiões).
A freguesia é constituída por várias povoações, entre elas: Costeiras, Lágea, Outeiro, Quinta Nova, Seara, Segadães, Paço, Vila Nova, Burgueta.
Sendo uma das mais pequenas freguesias de São Pedro do Sul, é, contudo, uma das mais povoadas.
Está localizada a quatro quilómetros a Oeste da vila de São Pedro do Sul e a quatro quilómetros a Norte das Termas. Os acessos à aldeia são bons, tendo estrada alcatroada desde a vila de São Pedro do Sul até à freguesia.
Esta cache vai-vos dar a conhecer Igreja Matriz de Baiões e a sua torre sineira.
Esta igreja tem a particularidade de ter em separado a parte da torre dos sino; ou seja, possui uma torre sineira bastante antiga com dois sinos inseridos em arcos de volta quebrada.



Sejam discretos, se possível façam o CITO.
Divirtam-se, tirem fotos e publiquem.
BY


Enjoy