É servida pela Estrada Nacional 109 e pela IP5 (nó de Angeja).
É a freguesia mais a sul do concelho, implanta-se numa zona mais elevada (cota-cerca de 50 metros) para nascente e próxima do Rio Vouga.
Encontra-se situada a 6 Km de Aveiro, e a cerca de 10 Km do centro da Vila de Estarreja, estendendo-se por uma coluna circundada pela estrada do poente. Do alto dessa elevação, denominada de S. João, ou Viacova, descortina-se a lindíssima paisagem da várzea de Angeja, a leste a Ria de Aveiro e as terras murtoseiras e estarrejenses.
Área: 13 Km2
População: 1.482 (censos de 2001)
Distrito: Aveiro
Concelho: Estarreja
Toponímia:
Supõe-se que Fermelã deriva de Ferme (Granja ou Casal) ou de Fine-land (terra boa). Esta origem justifica, de alguma forma, ser esta freguesia de índole rural.
Documentos do século XI referem "Fermelane" e em 1587 já se encontra "Fermelan", grafia que foi evoluíndo no sentido da actual Fermelã.
"Inter Villa que dirent Fermellane... et subtub kastro Rekaredi..."
História:
Fermelã teve durante anos como padroeiro eclesiástico o Mosteiro de Jesus de Aveiro. As religiosas deste, tinham muito poder sobre a freguesia. Apresentavam o seu reitor e recebiam as dízimas, assim como as de Angeja e Canelas (anexas e filiais de Fermelã).
Até finais do século XV esteve no senhorio dos Cunhas-Albuquerques, depois dos Monizes-Noronhas (Marqueses de Angeja).
Fermelã, beneficiou do foral manuelino de Angeja em 15/8/1514. Pertenceu até 1839 ao Concelho do Pinheiro da Bemposta, altura em que integrou o concelho medieval de Angeja (extinto em 1855). Desde então faz parte do Concelho de Estarreja.
Festas e romarias:
S. Miguel - 29 de Setembro
S. Bartolomeu - 24 de Agosto
Fonte: http://www.cm-estarreja.pt