NASCENTE
As nascentes ou mananciais formam-se quando um aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada nele começa a brotar.
Nas encostas da serra da Carva viradas a Norte, existem nesta altura do ano, inúmeras nascentes, que vão alimentar o rio de Loures.
Nascentes intermitentes, são nascentes cuja descarga cessa durante certos períodos, recomeçando noutros, ocorrendo quase exclusivamente em formações calcárias cársicas.
Estamos perante nascentes que só aparece em determinadas épocas do ano, mais propriamente na época das chuvas, não sabendo qual a sua origem, nem onde está localizado o seu sumidouro, isto se a sua origem for Cársica, tudo dando a entender que sim.
Na abordagem a esta cache, tomem os cuidados necessários para não enfrentarem nenhum percalço, sigam os pontos de acesso, não tentem efectuar atalhos, porque os mesmos se encontram cobertos de capim, mato e silvas, escondendo buracos que vos poderão causar danos. Sigam os trilhos que vos proporcionarão vistas espetaculares sobre todo o vale.
A CACHE
Caixa de plástico 12X9, com os habituais tesouros para troca.
Não esquecer de apontar a letra e o número para a cache final.
THE CACHE
12x9 plastic box, with the usual exchange for treasures.
Do not forget to point out the letter and number for the final cache