Cache do Penedo q’abana…
Não se vem cá por acaso… Até há pouco tempo dar com este “sítio” era sinónimo de “ser trazido” pelo pai, pelos amigos…! Nessa altura o caminho era mais estreito, mas não havia que enganar! Agora, são as setas, à beira da estrada, que despertam a curiosidade dos mais aventureiros. É que meter-se por uma cortada para um caminho empoeirado e de terra batida não é para todos! Mas nada a temer, pois com cuidado não há amortecedor que se queixe!
Pouco mais de cinco minutos, avista-se o Penedo Q’Abana. Não há que enganar. O Penedo Q’Abana é uma rocha de grande dimensão que naturalmente encontrou o seu equilibrio! Reza a “estória” que, colocando um pau por baixo dele contra o solo, pode verificar-se que este abana! Mas o que mais impressiona no sítio é mesmo a sua localização! Este miradouro, constituído por um conjunto de penedos situados na encosta que desce para o rio Mondego, permite avistar uma magnífica paisagem.
Com o sol a aquecer o imóvel de interesse público, vale a pena sentir a energia da rocha e sentar-se a desfrutar o panorama. Lá em baixo, o Mondego tem vida própria e serpenteia o vale com uma elegância que nos prende o olhar… E faz perder a noção do tempo! Desfrutem… e partilhem!
Visita a nossa cache mesmo antes de viajar em "Tábua - Roteiro Turístico"