Landeira City Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Landeira, considerada a aldeia mais velha do concelho de Venda Novas, situa-se a Oeste do Alentejo Central, numa transição entre a região do Alentejo e do Vale do Tejo. Com uma área de quase 70km2, a freguesia é composta pelos lugares de Nicolaus, Bicas, Moinhola, Quinta de Sousa, Monte do Vale, Estalagem, Monte da Azeda, Monte do Outeiro e Moinho da Moita.
As primeiras referencias datam do século XII, em que o geógrafo árabe Edrici aponta a aldeia como pousada ou passo de jornada na estrada muçulmana de Lisboa – Évora. No século XIV Landeira foi palco de honras feitas ao casamento entre o rei Henrique IV de Castela e a Infanta portuguesa D. Joana.
Surgem ainda relatos nas crónicas de D. João II, da autoria de Rui de Pina e Garcia de Resende, sobre a passagem do Rei Perfeito por terras de Landeira, de modo a fugir ao Duque de Viseu, que o queria matar.
Conhecida pela Estrada dos Espanhóis, Landeira rapidamente cresceu, pois uma vez que era um cruzamento de caminhos, aqui afluíam camponeses, mercadores, cristãos, judeus e mouros, reis e bandidos, nobres, clérigos e viajantes.
Em termos eclesiásticos, foi uma capelania e um curato da Ordem de Santiago, com apresentação pela Mesa da Consciência.
Reza a lenda que El-Rei D. Sebastião, ao dirigir-se para a batalha de Alcácer Quibir, passou pela Landeira, e aqui mandou rezar uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, tendo assistido à mesma.
O que vos quero dar a mostrar é a igreja e o largo envolvente, aproveitem ainda para dar um passeio pela aldeia, por perto encontrarão a fonte e os antigos lavadouros; é uma zona pacata e agradável.
Conteúdo Inicial:
- logbook
- lápis
- afia
- jante e pneu Dunlop
- gift para FTF
Additional Hints
(Decrypt)
rfgvdhrz-fr (OWP)