Skip to content

This cache has been archived.

GeoJAD: Infelizmente chegou o fim desta cache.

Depois de mais de uma vez vandalizada e de o site relacionado ter deixado de funcionar tomámos a decisão de a arquivar.

Como o gosto pelo Futsal não desapareceu pode ser que um dia saia por aí uma irmã desta.

GeoJAD

More
<

Apitadelas

A cache by GeoJAD Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/10/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache não se encontra nas coordenadas iniciais e vai-vos levar a conhecer a sede da A.A.F.M.S..

Esta cache tem dois objectivos, desde logo celebrar o nosso 1º ano de Geocaching. Foi um ano fantástico, onde conhecemos locais muito interessantes, pessoas excelentes e onde nos enriquecemos culturalmente com as descrições das caches e os locais visitados. Cada dia que passa, a cada novo found, gostamos mais deste hobbie que nos faz sentir privilegiados pelos excelentes momentos que nos proporciona.

O outro objectivo é homenagear todos os árbitros, sejam eles de que modalidades forem, mas neste caso especifico os árbitros de Futsal.

E porquê os árbitros de Futsal? Pois bem, é outro dos hobbies do J, desde que terminou o curso de Árbitro de Futsal da Associação de Futebol de Setúbal em Dezembro de 2010. Este acaba por cada vez mais também ser um hobbie da D, mais não seja pelos inúmeros jogos do J que tem visto, e pelas secas que leva sempre que o J começa a falar de arbitragem. =)

A cache:

O enigma está dividido em duas partes:

Uma primeira, onde se fala da Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul, onde o J tem o prazer de pertencer e evoluir, semana após semana.

Na breve descrição feita sobre a AAFMS irão encontrar espaços com um ponto de interrogação que terão de preencher para obterem os valores necessários para calcular as coordenadas finais após concluída a 2ª parte do enigma.

Uma segunda parte, com perguntas sobre as Leis de Jogo de Futsal 2010-2011, as quais terão que responder para, juntamente com as respostas obtidas na 1ª parte do enigma, calcularem as coordenadas finais.

1ª Parte

  A Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul nasceu a ?A de Maio de 2005, e distingue-se por ser o primeiro "Núcleo" de árbitros exclusivamente de Futsal a nível nacional.

  A intenção dos seus fundadores, foi juntar em torno de uma causa comum um conjunto de pessoas que debatessem os problemas inerentes à arbitragem de uma modalidade em franca expansão, mas que tem sido dirigida por pessoas que se desdobram em diversas funções, que não exclusivamente do Futsal.

  Com a especialização, certamente os recursos disponibilizados aos associados do Núcleo e a todos os demais árbitros de Futsal vão melhorar, pelo que a colaboração de todos é essencial.                                               

  Pretende também ser um centro de partilha de informação e debate da arbitragem de Futsal, e formar árbitros qualificados, acompanhando-os no difícil percurso desde a formação à afirmação no panorama da arbitragem.

  Foi na Freguesia de ?B , mais concretamente numa sala no pavilhão da Siderurgia Nacional, gentilmente cedida pelo Clube da Casa do Pessoal da Siderurgia Nacional que começaram as reuniões.

  Com o passar do tempo, a C.M.Seixal, reconhecendo o trabalho desenvolvido nesta Academia, disponibilizou as suas instalações no G.A.M.A. (Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo), para usufruto da nossa associação.

   Nas novas instalações na Torre da Marinha, dispomos de melhores condições para os fins a que nos propomos (auditório para ?C pessoas equipado com datashow/PC e quadros multimédia), ou seja, reunir, debater e formar árbitros, pelo que convidamos todos os interessados, a visitar-nos.


2ª Parte

D – Qual o número mínimo de jogadores que cada equipa tem de apresentar para um jogo poder ter início?

1 -
5 para cada equipa, havendo obrigatoriamente um  guarda-redes e um capitão de equipa
2 -
4 para cada equipa, havendo obrigatoriamente um  guarda-redes e um capitão de equipa
3 -
3 para cada equipa, havendo obrigatoriamente um  guarda-redes e um capitão de equipa

E – Qual é a altura mínima do tecto até à superfície de jogo?

1 -
Não existe altura mínima
2 -
4 metros
3 -
5 metros

F – Qual a pressão que deverá ter a bola de jogo num jogo de seniores?

1 -
0,4 atm a 0,6 atm
2 -
0,6 atm a 0,9 atm
3 -
0,8 atm a 1,1 atm

G – Qual a duração de um jogo de seniores onde se verifique a presença de cronometrista?

1 -
40 Minutos (20 minutos cada período)
2 -
50 Minutos (25 minutos cada período)
3 -
60 Minutos (30 minutos cada período)

H – Na execução de uma grande penalidade a bola bate no poste ou na barra e rebenta entrando na baliza. Qual a decisão, sendo árbitro desse jogo, tomava?

1 -
Validaria o golo
2 -
Mandaria repetir a grande penalidade
3 -
Lançamento de bola ao solo

I – Um jogador ao marcar um livre directo introduz a bola na sua própria baliza. Como se recomeça o jogo?

1 -
Livre indirecto a favor da equipa adversária no local onde se encontrava a bola
2 -
Validação do golo e recomeço no centro da linha que divide a superfície de jogo em duas partes iguais (linha de meio campo)
3 -
Pontapé de canto a favor da equipa adversária


J – Um atacante finta o guarda-redes e chuta a bola para a baliza deserta. Um defensor atira uma bota ou outro objecto, que acerta na bola dentro da área de grande penalidade evitando que esta entre na baliza. Como devem agir os árbitros?

1 -
Interromper o jogo, advertir o defensor por ter atirado uma bota ou outro objecto, desviando a trajectória da bola evitando um golo, punir a sua equipa com um pontapé-livre indirecto em cima da linha da área de grande penalidade no local mais próximo onde a bola se encontrava no momento do contacto com o objecto
2 -
Devem interromper o jogo, expulsar o defensor por ter evitado um golo com a mão e punir a sua equipa com um pontapé de grande penalidade
3 -
Interromper o jogo, advertem o defensor por ter desviado a trajectória da bola, e punir a sua equipa com um pontapé de grande penalidade


K – Após a marcação de um pontapé-livre directo contra a sua equipa o capitão da equipa “Geocaching United” manifestou desacordo por palavras e gestos da decisão da equipa de arbitragem, contudo não utilizou linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseios. Se fosse árbitro deste jogo como procederia disciplinarmente?

1 -
O jogador por ser capitão de equipa goza de um estatuto especial, por isso não tomaria qualquer procedimento disciplinar
2 -
O jogador não goza de qualquer estatuto ou privilégio por ser o capitão de equipa e por isso seria advertido
3 -
O jogador por ser o capitão de equipa, tem um grau de responsabilidade acrescido perante a sua equipa e por isso seria expulso


Nota:

 - As respostas à 1ª parte do enigma encontram-se na página web relacionada.
 - As respostas à 2ª parte do enigma encontram-se nas Leis de Jogo Futsal 2010-2011, disponível para download em pdf na página web relacionada.
 - Não coloquem fotos do container s.f.f.

Coordenadas Finais:

B = número de letras

N 3(B-H)°[(D+G)*B].(A*C-C-E)

W 009°0(I+J).(B*C*F-K-182)

You can check your answers for this puzzle on Geochecker.com.



Additional Hints (Decrypt)

Cbe qrgeáf qr... qrageb qr...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.