Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

ECOMUSEU Lanheses #3 - Largo da Seara

A cache by SaeRocha Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/19/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache faz parte de um conjunto de oito que levarão os geocachers a conhecer diferentes pontos do Ecomuseu de Lanheses (que tem um total de vinte e sete estações).

Se está a ler esta página antes de as restantes caches estarem activas, saiba que as próximas serão publicadas brevemente, uma de cada vez.


O Ecomuseu

O ECOMUSEU consiste num percurso, ao longo da Freguesia de Lanheses, com mais de duas dezenas de pontos de interesse, devidamente assinalados por placas interpretativas.
No percurso, são dados a conhecer ao visitante aspectos da cultura, das tradições, da actividade artesanal e industrial no contexto em que elas se desenvolveram. O ECOMUSEU convida, também, à interacção com a população e à fruição de uma paisagem rural diversificada e de grande qualidade.

Bem vindo!!


Largo da Seara

Local importante na história da freguesia. Para este largo confluíam vários caminhos, com seus viajantes ou negociantes. No Largo, estava instalada uma balança para pesar as mercadorias que circulavam de ou para o rio Lima e uma ferraria de bois e cavalos.

Também por aqui abunda água. Facto que contribuiu para a produção artesanal da cerâmica de Lanheses. Do forno, cujas ruínas ainda se podem observar, terão saído muitas telhas para o convento de Mafra.

O Largo da Seara constitui verdadeiro museu ao ar livre, sendo uma das mais representativas estações do ECOMUSEU.

     
Moinho de água   Lavadouro público
 
Representação da estrutura inferior de um moinho de água com rodízio   Lavadouro aberto e coberto, que utiliza água de fontes da zona da Rebiqueira
     
Estanca-rios ou nora   Bomba de água
 
Engenho para extracção de água dos poços ou rios, accionado por força motriz animal, puxando uma vara ligada à roda horizontal, num incessante movimento circular.   Engenho que utiliza força motriz humana para extracção de água de poços.
     
Mesa telheira   Ruínas de forno telheiro
 
Para fabricar a telha colocava-se, sobre a mesa, a grade que servia de forma. O barro era estendido na grade e, depois de aplanado com o antebraço, ficava com uma espessura uniforme. A placa de barro era, então, puxada para o lombeiro para adquirir a configuração de telha.   Único exemplar dos muitos que existiram em Lanheses. Estima-se que no início do século XX, ainda existiam mais de 30 fornos telheiros.
Da estrutura original ainda é possível observar a “boca” do forno, onde era colocada a lenha. A parte superior, consistia numa estrutura abobadada, com diversas nervuras, por onde passava o calor que permitia cozer as peças cerâmicas. A estrutura superior, onde era cozida a telha e o tijolo, já não existe.
     
Tanque de gado   Carro de bois
 
Num local de grande circulação de pessoas e animais, o tanque servia para matar a sede ao gado que por ali passava. Existem muitos exemplares espalhados pela freguesia, em locais de confluência de estradas.   Carro ancestral, pequeno, em forma de quilha. Utilizado no transporte dos mais diversos materiais e produtos, também desempenhou papel importante no transporte de telha e tijolo dos locais de produção na freguesia, para o rio Lima.


A cache

Trata-se de um contentor normal com logbook e lápis, com algum espaço para pequenos objectos.

Pede-se a habitual discrição quando retirarem e recolocarem a cache. Aproveitem para tirar umas fotografias ;) e apreciar o museu ao ar livre.

 

NOTA:
Se pretender conhecer o Ecomuseu de Lanheses na sua totalidade dirija-se à Junta de Freguesia, cuja sede fica nas coordenadas da cache "ECOMUSEU #1", e solicite a brochura explicativa (editada em Abril de 2011).

 

Additional Hints (Decrypt)

Ahz qbf geêf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

293 Logged Visits

Found it 269     Didn't find it 4     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 9     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 57 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.