
A Igreja de São Paio, cuja primitiva construção aponta para 1282 ou pouco depois do início da formação da povoação de São Paio de Requeixo é a Igreja Matriz de Requeixo. A igreja foi remodelada em 1750, no reinado de D. João VI, restando ainda da primitiva construção as grades do baptistério e a base do púlpito.
No largo desta igreja encontra-se um cruzeiro de beleza incaracterística da região. Datado do século XVII, tem de um lado uma pietà e do outro um Cristo crucificado.
Durante a 2ª metade do século XVIII, este lugar foi progressivamente abandonado devido às epidemias que grassavam pelos pântanos e obrigaram as pessoas a refugiarem-se em lugares mais altos, secos e saudáveis, onde se situa actualmente o centro de Requeixo. Já no século XX, o lugar de São Paio voltou a ser habitado, sendo uma zona de construção recente.
Estas terras depois de há muitos séculos abandonadas pelas águas marítimas aí deixaram a actual Pateira, que banhando as freguesias de Fermentelos e Requeixo é conhecida pelos dois nomes consoante falam os habitantes da respectiva freguesia.
Este local é provavelmente o melhor miradouro da Pateira.
A cache encontra-se num local calmo, mas mesmo assim o ideal é tentarem ser discretos, pois cada movimento pode ser considerado suspeito. Permite a troca de objectos, desde que muito pequenos. O conteúdo inicial da cache, para além do logbook, incluía um micro lápis e dois micro cachemobiles.
Boas cachadas!!!
