O conjunto de obras de recuperação do Sistema Dunar Cresmina-Guincho teve como objectivo restaurar e proteger um sistema natural singular, caracterizado pela existência de espécies raras, únicas e muito sensíveis.
É uma estrutura geológica de extrema importância, já que protege os terrenos interiores da subida do mar, nomeadamente a área adjunta ao Parque de Campismo do Guincho. Este sistema é, assim, a única zona de reserva integral do Parque Natural de Sintra-Cascais, estatuto que lhe confere grau de protecção máxima.
Até agora, a Duna da Cresmina tem sido utilizada sem qualquer cuidado. O pisoteio, passeios equestres e passagem de viaturas todo-o-terreno têm destruído algumas espécies autóctones, como a raiz-divina (Armeria welwitschii) ou a sabina-das-praias (Juniperus turbinata). Por outro lado, tratando-se de um sistema dunar desestabilizado, tem-se verificado um avanço descontrolado da duna maior (‘Doma’) em cerca de dez metros por ano para Sul, estando já a invadir o Parque de Campismo, o Clube D. Carlos e até mesmo a estrada. A intervenção visou, desta forma, evitar o avanço da Duna, ordenar o acesso pedonal à área e implementar acções de recuperação da fauna e flora locais.
Para condicionar o acesso à Duna, foram colocadas vedações periféricas e portões de acesso ao local, instalados passadiços sobreelevadiços (fora da área de protecção total da Duna) com plataformas onde os utilizadores podem observar a paisagem, fauna e flora locais.
Os trabalhos na Duna da Cresmina contemplaram ainda a erradicação de espécies invasoras como o chorão, foram colocadas paliçadas de material vegetal morto (como canas e acácias) perpendicularmente à direcção do vento dominante, que funcionam como estruturas biofísicas que irão reduzir a velocidade do vento e propiciar a deposição de areias na Duna. Foram plantadas espécies autóctones deste ecossistema dunar (como o estorno ou o feno-das-areias) de forma a recuperar a vegetação local e facilitar o processo de acumulação das areias.
Neste local há importantes populações de plantas endémicas e/ou raras com estatuto de protecção, como o verbasco-de-flores-grossas, cocleária-menor ou miosótis-das-praias.
A este sistema dunar encontra-se ainda associada uma diversificada fauna, desde insectos e pequenos répteis a aves e seus predadores.
O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina possui um parque de estacionamento junto à estrada. O local oferece vistas panorâmicas de 180 graus desde o Cabo Raso, Praia da Cresmina, Praia do Guincho, até à serra de Sintra, podendo observar-se todo o sistema dunar da zona. A vista pode ser apreciada quer da grande esplanada panorâmica, quer do interior. No bar, de manhã à noite, servem-se saladas, tostas únicas e crepes saudáveis e originais. Para os cães há biscoitos à venda e um bebedouro.
Neste espaço, os visitantes poderão conhecer a fundo as características únicas do sistema dunar Cresmina-Guincho, bem como do Parque Natural de Sintra-Cascais.
Fonte: http://www.cascaisnatura.org/
A CACHE
É uma multi simples que pretende levar-vos a a fazer o percurso interpretativo da Duna da Cresmina e que se inicia nas coordenadas indicadas.
Bom passeio!!
Se quiserem imprimir o texto em pdf, poderão fazer o download do ficheiro aqui.
Text in English here.
https://ambiente.cascais.pt/pt/espacos/outros-espacos/nucleo-interpretacao-da-duna-da-cresmina