Anta da Candeeira - Redondo Traditional Geocache
Anta da Candeeira - Redondo
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (regular)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
- Arqueologia
- Monumento funerário
- Neolítico
- IV/III milénio a.C.
Monumento megalítico que apresenta uma câmara poligonal, ainda com tampa; o enigmático orifício no esteio de cabeceira, designado usualmente de “buraco da Alma”, estará certamente relacionada com outras utilizações do monumento que não a original. Esta característica deve, no entanto, associar-se a uma reutilização tardia do monumento, possivelmente pela importante comunidade eremítica da Serra d’Ossa.
Está classificado como Monumento Nacional, segundo DG 136 de 23-06-1910.
A freguesia de Redondo é particularmente rica em vestígios de ocupações passadas, que podemos remontar a vários milhares de anos atrás.
Destas, as construções megalíticas, mais conhecidas por Antas, constituem, Hoje como Ontem, uma das mais expressivas marcas humanas na paisagem local e regional.
Foram identificados cerca de 50 monumentos deste tipo em toda a freguesia, a maioria dos quais conhecidos das populações locais, que os povoa de mitos e lendas, integrando-os na paisagem humana actual.
Na realidade, as antas são construções humanas, dos IV e IIIº milénio antes de Cristo, destinadas a sepultar os mortos; eram normalmente constituídas por uma edificação em pedra, com um corredor e uma câmara sepulcral, que hoje se conserva de modo diverso, que eram cobertos com uma grande camada de terra e pedra, formando uma pequena elevação, raramente conservada hoje em dia. Desde o século XVI que são conhecidos relatos destes monumentos no Redondo, destacando-se de entre todos a Anta da Candeeira, que viria a ser visitada no final século XIX pelo ilustre arqueólogo francês Émile Cartailhac, após ter sido dada a conhecer por Gabriel Pereira, que também noticiou a existência da Antas da Vidigueira e do Colmeeiro.
A cache não se encontra na anta, por isso evitem procurar ai, por motivos de conservação.
Additional Hints
(Decrypt)
Bf byubf aãb irêz znf nf zãbf fragrz.