Skip to Content

Multi-cache

ESTAÇÃO DA MEALHADA

A cache by AIRUC Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/7/2011
In Aveiro, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


MEALHADA

A Mealhada é uma cidade situada no limite Sul do Distrito de Aveiro, região Centro e, desde 2008, à sub-região do Baixo Mondego (antes pertencia à sub-região Baixo Vouga.

O concelho é constituído por oito freguesias - Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro). É atravessada pela linha de caminho de ferro do norte, com a respectiva estação e pelo IC2. O município é limitado a norte pelo município de Anadia, a leste por Mortágua, a sueste por Penacova, a sueste e sul por Coimbra e a oeste por Cantanhede. O concelho da Mealhada estende-se entre a Serra do Buçaco e a orla gandareza de Cantanhede, acompanhando o rio Cértima desde Ponte de Viadores, até à fronteira da freguesia de Tamengos, do vizinho concelho de Anadia.



Parque infantil

Presença Romana

Apresença romana no concelho manifesta-se no achamento de um marco miliário (que remonta ao ano de 39 d.C.) durante a construção da linha do norte ainda no século XIX (1856 ou 1857) que indicaria a milha 12 da via romana de Olissipo (Lisboa) a Cale (Vila Nova de Gaia), que seguiria pelo lado oeste do rio Cértima. Este achado encontra-se hoje em dia no átrio do edifício da câmara municipal. Também desta época é a estação arqueológica da Cidade das Areias situada na Vimieira (Casal Comba) que já é referenciada desde o século I por Estrabão e conhecida nos nossos dias desde 1959, no qual se pensa poder ter sido uma oppidum Elbocoris, ou pequena fortificação romana. Achados neste local datam dos séculos I a IV. Também no lugar de Barcouço foram encontrados alguns vestígios romanos como moedas e olaria. Ainda referenciado em livros e páginas da internet, também nesta zona existiria uma estação de muda de cavalos ou mutatio denominada de Ad Columbam, talvez um nome antecessor de (Casal) Comba e, para além da Via Olissipo Cale, também duas ramificações, uma dirigindo-se para a costa e outra virada para nascente que seguiria partindo da actual localização da cidade de Mealhada para Bobadela via Norte do Buçaco provavelmente seguindo a linha de divisão dos actuais concelhos de Mealhada e Anadia.



Avenida da Estação

A CACHE

Trata-se de um pequeno contentor com cachenote, logbook que não se encontra nas coordenadas referídas.

Nestas coordenadas o número do PÓRTICO da CATENÁRIA junto ao edifício da estação será - A

As coordenadas finais da cache serão:


N40 22.543-A W008 27.243+A

A T E N Ç Â O - À ALTERAÇÃO DAS COORDENADAS - PARA A MAIOR DURAÇÃO DA CACHE ABRIR A TAMPA SEGURANDO NO CONTENTOR E NÃO NA BASE DA SUA FIXAÇÃO

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

388 Logged Visits

Found it 363     Didn't find it 11     Write note 2     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 20 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 8/26/2017 11:56:10 AM Pacific Daylight Time (6:56 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page