Skip to content

This cache has been archived.

AIRUC: Vou arquivar esta minha cache para permitir a colocação de outra num projecto em fase de ir para publicação.
Agradecido a todos que a visitaram.

More
<

RIO CÉRTIMA na CURIA

A cache by AIRUC Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/29/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


RIO CERTOMA ou CÉRTIMA

O rio Certoma nasce na Serra do Bussaco, abaixo de a sul da Cruz Alta, e percorrendo uma distância aproximada de 43 quilómetros, no sentido Sul-Norte, indo desaguar ao rio Vouga.

Atravessa quatro concelhos do Distrito de Aveiro: Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda. Perto da freguesia de Fermentelos, na localidade de Perrães, as suas águas convergem na lagoa natural da Pateira de Fermentelos, acabando por desaguar na margem esquerda do Rio Águeda, na freguesia de Requeixo, pertencente ao concelho de Aveiro.

Os seus principais afluentes da margem direita são: Rio da Serra da Cabria (que desagua nas imediações de Avelãs de Caminho) e o Rio da Serra, propriamente dito, (que desagua perto de Mogofores; os afluentes da margem esquerda são: o Rio Levira (que desagua junto a Perrães), a Ribª da Lendiosa que se vai juntar à Ribª de Canelo e o Rio da Ponte (que vai desaguar nas imediações de Vimieira), contribuindo para o engrossamento do Cértima.

O nome do rio (designado de Cértoma até Avelãs de Caminho) é de origem celta.

No entanto, existe uma lenda que conta que um dia, quando a raínha Santa Isabel se dirigia a Santiago de Compostela em peregrinação, ao passar por estas paragens sentiu sede e pediu água aos seus vassalos. Estes logo correram ao rio, provaram a água e, ao voltarem com uma vasilha cheia, preveniram a raínha de que a água não era boa. Contudo a rainha bebeu dela e, não tendo gostado, no fim terá dito "Certo má" (Certoma).

Retirado de Wikipedia

A CACHE

Trata-se de um pequeno contentor com stashnote, logbook, lápis, pequenas prendas e uma Geocoin mas que não encontra nas coordenadas dadas.

Nestas coordenadas contar o número de focos de luz sobre a ponte do rio, que será será A

Faça a conta: A x 2 = B

Siga em direcção ao centro da Curia, pelo passeio lado da NASCENTE, e CONTE B, mas não B+1.

Ela está por ai.

Additional Hints (No hints available.)