Diz a lenda que há muito, muito tempo, um jovem casal, ao atravessar, durante a noite, a zona baixa das terras da Granja, na qual correm, no inverno, velozes as águas das chuvas, na eminência de serem arrastados pelas águas e na esperança que da noite saísse uma luz que os guiasse, gritaram - "Nossa Senhora nos guie". Surgiu, então, uma luz que os guiou até à margem, salvando-os.
Em consequência, foi construída a Capela da Srª. da Guia no século XVIII, ainda hoje existente, embora remodelada e onde é venerada aquela Santa.
Junto existe a conhecida fonte da Srª. da Guia, onde milhares de pessoas, da região e da cidade, vão buscar a excelente água que ali brota.
A cache, devido ao seu tamanho não permite troca de objectos, nem tem material de escrita, sendo necessário levarem algo que escreva.
É quase impossível alcançar a cache pelos vossos próprios meios, no entanto, não é necessário levarem nada para a retirar do esconderijo, pois a ferramenta de extracção da cache está nas imediações da fonte. Vejam a dica...
Depois de encontrada e utilizada a "Srª da Guia", coloquem-na no local indicado na dica, devidamente colocada, para os geocachers seguintes saberem o que procurar.
Boas cachadas!!!