ALTO DO MONTE DA CORNETA (VG) Traditional Cache
ALTO DO MONTE DA CORNETA (VG)
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Local especial cheio de história, aproveitem para o descobrir.
...o agora santo «era desapegado de todas as ambições terrenas e portador de uma dimensão social invulgar e exemplo de generosidade, tendo mesmo distribuído a sua riqueza pelos pobres». Acto contínuo, sublinhou: «D. Nuno Álvares Pereira e Leonor D’ Alvim passaram aqui pelos montes, lameiros e carvalhais da freguesia de Salto e deixaram uma memória que o povo transmitiu de geração em geração e que sempre respeitou e venera. Foi sem dúvida um exemplo social e uma personalidade marcante para perdurar na respeitabilidade das gentes desta terra. A crença e a devoção que esta freguesia sempre lhe dedicou fez com que a elevação a santo trouxesse júbilo a esta terra que o acolheu e confirmasse, tão só, aquilo que era o sentimento do povo.
Foi o povo espontâneo que mandou erguer a estátua do santo Condestável ao lado da igreja velha de Salto.
MEMÓRIA FUTURA
Vincando os valores do passado sem esquecer o presente, esta homenagem presta «mais um tributo, consagrando o trilho do Condestável com passagem pelo monte da corneta donde soava o “toca a reunir” para o treino dos Reboredos que integraram as Ala dos Namorados».
SANTO CONDESTÁVEL
Lembre-se que D. Nuno Álvares Pereira foi canonizado no último 26 de Abril pelo Papa Bento XVI, 91 anos depois de ter sido beatificado.
D. Nuno Álvares Pereira viveu entre 1360-1431 e foi beatificado pelo Papa Bento XV a 23 de Janeiro de 1918, tornando-se Beato Nuno de Santa Maria. Em 1940, Pio XII manifestou o desejo de canonizar o beato por decreto, mas logo abandonou a intenção, prosseguindo pelas vias normais. Após várias vicissitudes, a Ordem do Carmo, onde o militar ingressou em 1422, e o Patriarcado de Lisboa decidiram retomar a defesa da causa de canonização, cujo processo foi reaberto a 13 de Julho de 2004, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa. A canonização assentou na cura milagrosa relatada por Guilhermina de Jesus. A sexagenária, natural de Vila Franca de Xira, sofrera lesões no olho esquerdo depois de atingida com salpicos de óleo a ferver quando fritava peixe.
Additional Hints
(Decrypt)
rfgáf n iê-yn, aãb? seragr, qrvkrz vthny c.s.