Skip to content

<

F.C.C. - Vale Formoso

A cache by herminios Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/06/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:








HISTÓRIA

É uma freguesia de remoto povoamento, tendo aqui sido achados diversos vestígios da época romana, que comprovam a precoce fixação humana nestas formosas terras. São restos de uma calçada que ligava Vale Formoso à Torre de Centum Cellum.

A freguesia chamou-se até 6 de Agosto de 1949 Aldeia do Mato, a partir dessa data, passou a denominar-se Vale Formoso devido ao desejo da autarquia, que via na anterior designação um qualificativo pouco condizente com o desenvolvimento da terra. Em termos administrativos, pertenceu ao concelho de Valhelhas até 24 de Abril de 1855, passando então, por extinção daquele, para o da Covilhã.

Eclesiasticamente, Vale Formoso tem como orago Santa Ana, tendo sido uma vigairaria do padroado real e uma comenda da Ordem de Cristo. Do património desta freguesia, uma referência inicial para a igreja matriz, bastante antiga, que sofreu diversas obras de reconstrução ao longo dos tempos, daí que se encontre em bom estado de conservação. Além do prospecto anterior, muito agradável, destaque para o interior do templo. O altar-mor, em madeira, é ornamentado a ouro e tem duas imagens, a da padroeira da igreja, Santa Ana, a de Nossa Senhora de Fátima e mais seis imagens. Em tempos, existiram quatro altares colaterais, mas neste momento são apenas dois. Dedicados a Nossa Senhora do Rosário e às Almas, eram pertença de duas confrarias, que foram entretanto extintas.

No alto de um monte, perto da sede da freguesia, encontra-se a capela de Nossa Senhora da Saúde, ali se realiza uma festa muito concorrida, em meados do mês de Agosto de cada ano. Esta festa, já teve data fixa, mas a forte emigração que a partir de meados do século se começou a verificar condicionou essa mesma data. Quanto ao templo, destaque para uma imagem de Santo Antão, no exterior, com a inscrição "escultura Porto 1918" e para a invocação da padroeira, no interior, através de uma bonita imagem sagrada.

O "Combatente da Estrela" de Fevereiro de 1989 revela algumas das antigas tradições religiosas e populares desta freguesia: "Nesta região (agrícola), o culto mais antigo era o de Santo Antão e Vale Formoso (Aldeia do Mato) era referida juntamente com outras freguesias vizinhas (Belmonte, Sortelha, Aldeia Velha, Maçainhas, Bendada), de participar em Benespera na Segunda-feira de Pascoela, numa festa regional em sua honra e onde eram leiloadas as melhores peças da matança do porco.

Citação especial para a "Descoberta da Moura", festa que aqui tem muita tradição e que ultimamente se realiza anualmente pela altura do verão.

Largo Dr.Joaquim Pereira de Macedo

Vistas

ACTUALIDADE

A vinte e dois quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Vale Formoso encontra-se na parte nordeste da Covilhã, a mais de quinhentos metros de altitude.

Orago: Santa Ana.
População: 638 habitantes.
Actividades económicas: Fruticultura, indústria de refrigerantes e doces, construção civil, carpintaria e pequeno comércio.
Feiras: Mercado mensal (2ª Quarta-feira de cada mês).
Festas e romarias: Santo Antão (meados de Abril) e Nossa Senhora da Saúde (meados de Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja matriz, fonte velha, capela de Nossa Senhora da Saúde, forno comunitário, janelas manuelinas e vestígios romanos.
Outros locais de interesse turístico: Miradouro.
Artesanato: Cadeiras de madeira.
Colectividades: Clube Desportivo e Cultural de Vale Formoso e Rancho Folclórico as Andorinhas de Vale Formoso.

           

Pormenor duma varanda                                                            Janela Manuelina

A LENDA

Reza a lenda que existia uma Moura escondida na floresta, para os carpinteiros e pedreiros da região a conseguirem salvar tiveram de enfrentar um terrível monstro que vivia nessa mesma floresta.

O Rei Mouro que se achava mais inteligente que todos os outros mandou o seu cavaleiro sequestrar a Moura e quando o povo se apercebeu desse facto juntou-se para a tentar salvar, falhando.

O povo desesperado chamou o exercito para o ajudar, tendo sido destacado um cavaleiro de cavalaria para lutar com o cavaleiro mouro, saindo o primeiro ileso do combate e salvando a Moura, outrora sequestrada.

Todos os outros prisioneiros, do rei mouro, foram libertados com grande folia, fazendo-se uma grande festa por toda a aldeia.

Passo

A CACHE

Esta é uma cache da série F.C.C. (Freguesias do Concelho da Covilhã) que irei publicar para que assim possais conhecer um pouco melhor as povoações do concelho.

Ter em conta que em cada uma delas irá aparecer um algarismo no interior da cache que vos permitará chegar a uma bónus cache no final da série.

Para encontrarem a coordenada final desta cache teram que realizar as seguintes tarefas:

1 - Depois de estacionarem no local sugerido junto a bonitas casas senhoriais no Largo Dr. Joaquim Pereira de Macedo, desçam pela Rua Dr.José Alberto Mateus Marques até encontrarem um fontanário.
      Quero saber quantas bicas tem esse fontanário?
      Isto será o valor "A".

      Andaram 80m.

2 - Tomem agora a direcção da Igreja Matriz, no alto do seu campanário quantos sinos existem?
      Será o valor "B".

     Percorreram 140m.

3 - Dirija-se agora, subindo, até ao Largo da Praça.
     No edificio da Junta de Freguesia, construção tipica em granito, quantos mastros existem na sua fachada?   
     Isto será o valor "C".

    Acumularam mais 160m ao vosso percurso.

4 - Sigam agora pela Rua da Laranjeira.
     Encostado a duas casas existe um passo, episódio da paixão de Cristo na via-sacra, devem somar os nº.s de policia (nº. da porta) das casas confinantes à esquerda e direita deste.
     Isto será o valor "D".

    Andaram mais 190m.

Agora na posse de todos os elementos necessários procedam ao seu cálculo,

a cache final enconta-se a 120m.

E = 3-A

F = 10-B

G = C-3

H = 32-D 

Verificação:  (E+F+G+H) x 3 = 51

COORDENADA PARA A CACHE FINAL SERÁ :   

N 40º 22, 6 E F

W 007º 22, 7 G H

  Que tenham um passeio agradável e divirtam-se.

    Saudações



. . .free counters

Additional Hints (Decrypt)

rfpnqn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.