Skip to content

O antigo sempre novo Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Cachecolhe,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 06/08/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O dia 10 de Agosto de 2003 ficou na história da paróquia dos Parceiros. Neste dia foram solenemente inauguradas pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, as obras de restauro da parte antiga da igreja paroquial e da sua ampliação, resultando daí um conjunto de proporções harmoniosas e de grande valor, pela arquitectura, pelos materiais empregados e pelo espaço conseguido. Alguém escreveu acerca do templo católico na actualidade: “ele deve reunir três condições: ser uma igreja, uma igreja moderna e uma igreja bela”. Julgamos que o conseguimos nos Parceiros. Para perpetuar o que já existia e o que se fez de novo, aqui fica esta pequena brochura. [Adelino R. Ferreira, pároco dos Parceiros]

 The 10th of August 2003 was history in the parish of Parceiros. On this day was solemnly inaugurated by the Bishop of Leiria-Fatima, the restoration of the old parish church and its expansion, resulting in a set of harmonious proportions and of great value, for architecture, materials used and the space achieved. Someone wrote about the Catholic church: "it must meet three conditions: be a church, a modern church and a beautiful church." We believe that we were able to Parceiros.

Notas para a História

1. Em 28 de Dezembro de 1713, o Bispo de Leiria, D. Álvaro Abranches e Noronha, criou a freguesia dos Parceiros, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário, desmembrando-a da freguesia de São Pedro - Leiria. A igreja que tem servido até aos nossos dias, apresenta, na padieira da porta principal, a data de 1719 o que nos leva a concluir que terá sido construída por essa altura, particularmente no que se refere ao Corpo da Igreja que, por sua vez, terá sido objecto de diversas reparações. A capela mor é mais antiga.

2. Em 1669, já havia uma ermida, dedicada à Senhora do Rosário, no lugar (aldeia) dos Parceiros, lugar este que já é conhecido no final do séc. XV.

3. No interior da capela mor, estão pinturas no tecto, agora restauradas, e talhas nos altares, igualmente objecto de restauro. Obra realizada por um grupo de artistas de Lisboa a expensas de J. Fonseca da Silva - Parceiros. Quanto aos azulejos: os da capela mor, julgam-se do séc. XVII; os do corpo da igreja, do séc. XVIII, com misturas doutras épocas.

4. Com esta ampliação, procurou-se preservar o antigo e criar um espaço moderno que proporcione mais dignidade nas celebrações.

5. As actuais obras começaram em Janeiro de 2002. Arquitectos: Célio Cantante / Alexandra Cantante. Engenheiros: Luís Santos / Vítor Quaresma. Construtores: J. Carreira Soares, Lda.

6. Na parte nova foram colocados doze grandes vitrais da autoria de Sérgio Bernardo alusivos a mistérios do Rosário e às aparições de Fátima.

Texto e fotos retirado de brochura alusiva ao edifício:
Edição: Paróquia dos Parceiros - Leiria
Texto: P.e Adelino Rodrigues Ferreira
Fotografia e grafismo: Paulo Adriano (oitodoonze)
Ano 2004

Sugestão de visita / Suggested visit

O interior da igreja merece a visita de qualquer geocacher. Conforme podem comprovar pelas fotos, pode contemplar-se a harmonia que o arquitecto conseguiu criar entre o edifício antigo com o seu altar de talha dourada, e o novo (daí o nome desta cache). E realço os vitrais existentes no edifício que, como é natural, apenas mostram o seus esplendor no interior. Se a porta estiver aberta, não hesitem.

 The inside of the church deserves a visit from any geocacher. As can be seen by the photos, you can admire the harmony that the architect managed to create between the old building with its in gilded woodwork altar and the new. And wish to highlight the stained glass windows in the building which, of course, only show their splendor inside. If the door is open, do not hesitate.

Galeria
Alçado poente e torre sineiras:
Alçado norte:
Altar antigo em talha dourada:
Azulejo do altar antigo:
Azulejo e pintura do altar antigo:
Fachada principal:
Pintura do tecto da igreja antiga:
Plano geral do pórtico de entrada:
Pormenor da talha dourada:
Vitrais (1):
Vitrais (2):
A cache

A cache está num local de acesso fácil rodeado de edifício e com permanente passagem de transeuntes. Peço que sejam o mais discretos possível quando estiverem à procura e sobretudo a aceder ao recipiente. De preferência, façam-no à noite, quando há menos gente, que as condições de iluminação são excelentes. Tenham também cuidado na abertura do recipiente, no acondicionamento dos itens e na sua recolocação no devido lugar. O recipiente contém logbook com stashnote. P.f., levem material de escrita.

 The cache is in a place of easy access and surrounded by buildings with permanent passage of people. I ask you to be as discreet as possible when they are looking for and particularly in accessing to the container. Preferably, do it at night when there are fewer people, the lighting conditions are excellent. Have also careful when opening the container, in the conditioning of the items and their replacement in place. The container contains a logbook. Please, bring pencil.

Prémio "Best Log"

A fim de destacar/premiar os melhores logs desta página, um concurso que terá o seguinte regulamento:

1. Todos os founds expressos serão automaticamente nomeados a concurso.
2. Por cada lote de 50 founds, o proprietário da cache elegerá o melhor, de acordo com critérios pessoais que darão primazia à expressão literária.
3. A qualquer altura, o autor do log pode fazer alterações, desde que o faça antes do último log de cada lote.
4. Após a eleição do melhor log, será enviado ao autor a respectiva insígnia com hiperligação para o log vencedor, que poderá ser usada onde desejar (no perfil de geocacher, na assinatura dos fóruns, etc...)
5. O vencedor será também divulgado na página da cache.

Nota: do primeiro lote de 50 registos saiem dois vencedores:

Additional Hints (No hints available.)