Reza a história que há muitos anos atrás, um barco de piratas carregado de riquezas terá ficado muito danificado pelos fortes ventos, ondas e rochas, e terá naufragado ao largo da nossa tão próxima Praia da Vieira.
Dos Piratas que estavam a bordo, pouco se sabe… Calcula-se que muitos se tenham afogado, outros tenham servido de refeição a peixes famintos. O tesouro, esse, nunca foi encontrado…
Fala-se no entanto que um dos marinheiros terá conseguido chegar a terra com parte do tesouro. Mas desapareceu sem deixar rasto….
Um certo dia, António, um menino da minha rua, chamou-me e disse-me:
“Tenho um segredo que já não posso guardar… Está a tornar-se demasiado pesado para mim, e preciso de o partilhar com alguém… Queres ouvi-lo?
Sabes, o meu avô, sempre me contou histórias de piratas… Da sua coragem, das suas aventuras em terra e em mar. Eles afinal não eram tão maus como os pintavam…
Nunca tive medo dos piratas… Mas sempre pensei que seriam personagens de desenhos animados ou de filmes… Parece que estava errado…
Pouco tempo antes de falecer, o meu avô contou-me a sua verdadeira história… Era ainda miúdo quando o barco onde era grumete sofreu danos importantes no casco e nas velas e acabou por naufragar. Conseguiu chegar até à praia, agarrado a um baú de madeira que tinha sido projectado no acidente. Dos seus companheiros nunca mais teve notícias.
Completamente só, desamparado e faminto, foi andando dias a fio, comendo as frutas e os legumes que conseguia apanhar. Nunca largou o seu baú, símbolo da sua sobrevivência… Encontrou refúgio bem perto daqui.
Com o passar do tempo, conseguiu integrar-se na comunidade, conheceu a minha avó e constituiu família. De vez em quando o meu avô desaparecia por algumas horas. Ia para a “ilha”.
Pensávamos que era uma brincadeira, afinal de contas não havia ilhas por perto…
Só quando adoeceu, resolveu levar-me com ele para a “ilha”…
Queres vir comigo?? Vou te mostrar…”
Acerca da cache: A cache não é difícil de encontrar. O nosso propósito era dar a conhecer um cantinho da mata dos Marrazes que achamos valer a pena ser conhecido. Deixem tudo como estava (ou melhor) porque disso depende a sobrevivência e a longevidade da cache.
Tenham atenção ao piso que pode ser escorregadio em algumas zonas e levar a quedas (principalmente se forem acompanhados de crianças)
O Container contem stashnote, logbook e lápis.
Divirtam-se!!!