Skip to content

<

POÇA DONA BEIJA

A cache by Team Ferreira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/27/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


No concelho de Povoação, na maravilhosa Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, situa-se a encantadora Poça Dona Beija, conhecida pelas suas indicações terapêuticas.

Esta é uma piscina termal, de águas férreas, com temperaturas que rondam os 30ºC, com lamas férreas indicadas para o fortalecimento cutâneo.

Uma pequena gruta com 7 metros de comprimento e 3 de largura faz as delícias dos visitantes e banhistas.

A existência desta nascente é mais uma manifestação da enorme actividade vulcânica secundária que se verifica neste concelho açoriano, com especial relevância na freguesia das Furnas, onde se situa esta linda nascente, que é um verdadeiro spa ao ar livre.

Efectivamente, o vale das Furnas é uma área de manifestações vulcânicas diversas, de onde brotam géiseres de água fervente e lamas medicinais. Esta freguesia, considerada a maior hidrópole do mundo, é assim, um importante centro termal onde as águas das ribeiras e lamas sulfúricas das caldeiras são aproveitadas no tratamento de reumatismo, bronquite, dermatoses e doenças do aparelho digestivo. No caso concreto da Poça Dona Beija, as suas águas e lamas, com elevado teor de ferro, são indicadas para o tratamento cutâneo.

O que é o Vulcanismo Secundário

Os fenómenos de vulcanismo que representam uma actividade residual do vulcão são manifestações de vulcanismo secundário.

Algumas manifestações de vulcanismo secundário são as fumarolas, as sulfataras e os géiseres.

No fim duma fase eruptiva, na cratera do vulcão ou nas suas proximidades, surgem, por vezes, emissões de gases a elevadas temperaturas designadas por fumarolas. Estas emissões contêm sempre vapor de água podendo ser, ou não, constituídas ainda por outros gases tais como compostos de enxofre – sulfataras - ou dióxido de carbono – mofetas.

Para o homem, os fenómenos de vulcanismo secundário são importantes não só como atracção turística, mas também para fins medicinais, pois estes fenómenos originam as águas termais, que são boas para diversos problemas de saúde.

O vulcanismo secundário nos Açores

Existem manifestações deste tipo em diferentes ilhas dos Açores, sendo a mais importante precisamente na zona do Vale das Furnas, em S. Miguel. Neste lugar, a água e a lama em ebulição surgem intensamente de depressões, designadas localmente por “caldeiras”. Por outro lado também em diferentes pontos desta ilha surgem emanações de vapor de água por numerosas e pequenas aberturas.

Quando a temperatura baixa, as fumarolas podem dar origem a nascentes termais.

Esta ilha é particularmente rica em nascentes de águas mineromedicinais com composições e temperaturas diferentes – águas hipossalinas, carbonatadas, sulfúricas sódicas, férreas (quentes e frias), cloretadas. Há ainda águas minerais carbogasosas naturais. No caso concreto da Poça Dona Beija estamos perante uma nascente de água férrea quente.

A água subterrânea que se encontra nas fissuras e cavidades, em contacto com a elevada temperatura das rochas vai aquecendo gradualmente e daí surgir à superfície à temperatura de 30º.

O acesso à Poça Dona Beija tem um custo de 3€ para adultos e 1,5€ para crianças e habitantes nas Furnas. Estão abertas das 7h às 23h.

A Cache

Para poderem logar esta cache vão ter que nos enviar um email com a resposta às seguintes questões:

  1. Qual a razão para a cor acastanhada do fundo do ribeiro?
  2. Qual a altura da água na piscina situada junto à gruta?
  3. Quantas bicas tem essa piscina?

 

 

Additional Hints (No hints available.)