Skip to Content

Multi-cache

Fontes e Lavadouros do Bárrio

A cache by meninosousa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/31/2012
In Leiria, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


FONTES E LAVADOUROS DO BÁRRIO

"...Só m'inveja de quem bebe, A água em todas as fontes"

Cantares do Alentejo - Ó rama ó que linda rama

 

Sejam bem vindos a esta cache, uma cache que vos vai fazer viajar no tempo, uma cache que vos vai levar por locais que por vezes até são desconhecidos ou esquecidos pelas próprias gentes da aldeia, uma cache que vos vai dar a conhecer fontes e lavadouros que nem nas cartas militares estão, e talvez a cache que mais prazer me deu fazer até hoje...deixem-me explicar porquê:

O geocaching é um jogo, muito bem, mas há sempre qualquer coisinha que me faz ultrepassar esse conceito e olhar para este pequeno jogo como algo sério que é muito mais do que um simples partilhar de locais, histórias, experiências. E nessas alturas eu pergunto-me "então o que é para mim o geocaching?" Creio que a resposta está nesta cache...é a partilha da própria vida.

Até parece idiota e sem sentido, mas sem exageros por favor, não quero claro melgar-vos com a história da minha (já chegam os muitos psicólogos), nem com problemas meus como DNF's ou STF's (isto sim são problemas graves), ou até mesmo com novelas (há forums para isso). Não, a minha partilha vai ser a minha vida em puto na procura de todos cantinhos desta bela aldeira, de todos os locais onde pudesse dormitar um pouco, de todos os locais onde pudesse beber e até mergulhar na água limpída que todos estes vales nos ofereciam.

Infelizmente nem tudo é bom, para um projecto destes é necessário perder-se algum tempo para explorar ainda mais ou conversar com os grandes sábios que são os habitantes da aldeia do Bárrio, e infelizmente não consegui falar com muitos, nem sei se todas as fontes têm o nome certo, nem sei se há mais, mas espero melhorar isso em breve. A razão desta pressa prende-se no facto de o ponto final ser mais belo nesta altura do ano em que há muita água. Esta foi um dos primeiros projectos que me veio à cabeça quando pensei em colocar uma cache...e tem estado assim desde então, a precisar sempre de mais qualquer coisa.

Os pontos estão numerados e por ordem de maneira a darem uma volta aos arredores da aldeia do bárrio sem nunca volrarem para trás, com excepção numa das fontes, mas é só um bocadinho. Façam-na a pé, vão ver que vale a pena.

Espero que gostem, a mim deu-me um prazer imenso criá-la.

ATENÇÃO: A água destas fontes não é controlada. Eu sempre bebi delas portanto penso que, para pequenas quantodades não haja problema. Não bebam muito.

 

FOUNTAINS AND WASHING PLACES OF THE BARRIO'S VILLAGE

Welcome to this cache, a cache that will make you travel back in time, a cache that will take you to places that are sometimes even unknown or forgotten by the people of the village, a cache that you will take you to fountains that aren't on the best maps, and perhaps the cache that gave me more pleasure to do untill today.

Hope you enjoy it as much as it did to me to create it.

WARNING: The water from this fountains is not controlled so you can drink it (I always did it) but please do no drink a lot.

 

 

FONTE CENTRAL - [FONT1]

Parque: [FONT1P].

Acesso: Junto à estrada.

Esta fonte, ao contrário das outras, localiza-se mesmo no centro do Bárrio. Havia um café mesmo à frente, o café central e era até este café que começaram a ser as minhas primeiras grandes voltas de bicicleta. Vir até aqui era uma vitória e o melhor prémio era beber um bocado de água fresca desta fonte.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD). O valor S vai ser:

S = A+B-C

Por exemplo, ...depois...

 

CENTRAL FOUNTAIN - [FONT1]

Park: [FONT1P].

Access: Near the road.

This fountain is inside the village and there used to be a coffe near it, the central coffe. I used to come here by bike and the best prize was a bit of fresh water from this fountain.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD). S will be:

S = A+B-C

For example, ...later...

 

 

FONTE CARAPÃO - [FONT2]

Parque: [FONT2P].

Acesso: [FONT2A].

O primeiro grande desafio, encontrar a fonte do carapau, toda a gente da aldeia a conhece por este nome, mas a verdade é que, o nome dela provem do caminho que lhe dá acesso...mas eu posso sempre estar enganado. Sempre que subia até ao Pinhal Fanheiro passava por aqui...especialmente antes de ir ao posto médico, vinha até esta fonte limpar minimamente o sangue das minhas pernas...depois de dar uma queda de bicicleta. Esta fonte também é a única que teve os lavadouros construidos posteriormente, daí ter duas datas diferentes para usar.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD) e os lavadouros contêm outro (EFGH). O valor T e U vão ser:

T = A+C+1

U = E+G+1

Por exemplo, ...depois...

 

CARAPÃO FOUNTAIN - [FONT2]

Park: [FONT2P].

Access: [FONT2A].

This fountain has 2 dates because the washing place was built after the fountain.I used to come here after the climb by bike or before going to the health center to clean the blood from a bike fall.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD) and the washing places have another (EFGH). T and U will be:

T = A+C+1

U = E+G+1

For example, ...later...

 

 

FONTE DA PIPA - [FONT3]

Parque: [FONT3P].

Acesso: [FONT3A].

Desde muito cedo que vim a este campo jogar futebol, as tardes eram grandes e jogava-se e jogava-se até começar a anoitecer e lembro-se de por vezes algumas pessoas desaparecerem e voltarem todas molhadas, até que, uns jogos mais tarde, descobri o porquê. Entretanto foi construido um campo mesmo ao lado da igreja e nunca mais cá voltei, mas a recordação daquela água fresquinha nunca mais me saiu da cabeça.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD). O valor V vai ser:

V = A+C

Por exemplo, ...depois...

 

PIPA FOUNTAIN - [FONT3]

Park: [FONT3P].

Access: [FONT3A].

Since my childhood I came to the court to play football and one of the things that I remember really well, is how fresh the water was after a game or two.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD). V will be:

V = A+C

For example, ...later...

 

 

FONTE DE ALÉM DO PORTO - [FONT4]

Parque: [FONT4P].

Acesso: Junto à estrada.

Para que não me perdesse com muita facilidade, as minhas primeiras grandes voltas foram feitas de maneira a voltar sempre para a minha aldeia e o caminho para Além do Porto revelou-se desde sempre o melhor. Antes de haver alcatrão nesta estrada fazia esta subida em terra batida e esta fonte era parágem obrigatória...claro que não fazia a subida a pedalar mas mesmo assim cansava levar a bicicleta à mão e, como era terra batida, nem pensava sequer fazer no sentido oposto pois tentei isso uma vez e parti 2 dentes. A fonte fica mesmo a meio da subida e isso era mesmo bom para descansar um pouco e beber mais um pouco de água fresquinha. A porta de acesso à mina sempre foi assustadora, mas depois de se entrar quer-se ir até ao fim.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD). O valor W vai ser:

W = C-D

Por exemplo, ...depois...

 

ALÉM DO PORTO FOUNTAIN - [FONT4]

Park: [FONT4P].

Access: Near the road.

This road used to be made of gravel and I just couldn't climb it with my bike so this fountain played an important role in my rest, right in the middle of the path and the water was so cold.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD). W will be:

W = C-D

For example, ...later...

 

 

FONTE DAS BICAS - [FONT5]

Parque: [FONT5P].

Acesso: Junto à estrada.

Esta era uma das fontes mais usadas pela aldeia para ir buscar água. Lembro-me muito bem de vir até aqui a pé com os meus familiares e de me atirar para o ribeiro uma vez, na altura pareceu-me bem. Quando ia passear para o campo e vinha por esta subida era uma parágem obrigatória e a sombra sabia mesmo bem. Outra história relativamente cómica foi ter usado este local como abrigo, em mais uma dos meus passeios largou-se a chover e eu ainda estava no campo, só tive tempo de subir até aqui e esperar que o tempo abrisse um bocado.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD). O valor X vai ser:

X = D

Por exemplo, ...depois...

 

BICAS FOUNTAIN - [FONT5]

Park: [FONT5P].

Access: Near the road.

This one used to be one of the most used by the people from the village, including myself. I have a couple of funny stories here and while cycling from the fields to the village this was a usual stop.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD). X will be:

X = D

For example, ...later...

 

 

FONTE DO VALE DA PEREIRA - [FONT6]

Parque: [FONT6P].

Acesso: [FONT6A].

ATENÇÃO: Havia uma pedra a fazer de ponte do caminho até à fonte. Essa pedra caiu e portanto existe um ribeiro que é pouco visível. Para chegarem à fonte terão que dar um salto. Tenham cuidado por favor.

Por vezes divagava mesmo muito nos meus passeios de bicicleta, divagava tanto que chegava e entrar em muitas propriedades privadas e quando pensava que ainda estava numa serventia, acabava por já estar quase dentro de uma casa. No entanto houve muitas situações em que até me saí bem, conheci muita gente, aprendi muito, cheguei a comer muito também, e descobri alguns tesouros pelo meio. Esta fonte foi um desses casos e muito jeito deu pois a subida que ainda tinha de fazer era assustadora. Vinha aqui e sempre que podia abrigava-me so sol e, nessa tal pedra que caiu, ainda dormitei umas quantas vezes. Era bom que essa pedra voltasse.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD). O valor Y vai ser:

Y = C+D

Por exemplo, ...depois...

 

VALE DA PEREIRA FOUNTAIN - [FONT5]

Park: [FONT6P].

Access: [FONT6A].

WARNING: There used to be a rock between the fountain and the path and it fell. Beware because there's a small river between them. To reach the fountain you'll have to jump. Please be carefull.

While going nowhere with my bike, I found a couple of interesting thing, saw a lot of people, learned a lot of things, even ate delicious cakes and found a lot of hidden treasures. This fountain is one of them, I used to drink here a lot before going to the hill climb.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD). Y will be:

Y = C+D

For example, ...later...

 

 

FONTE DA CARRASQUEIRA - [FONT7]

Parque: [FONT7P].

Acesso: Junto à estrada.

Esta fonte é diferente de todas as outras pois a água sai à manivela...e é também a única que não está em funcionamento. Muitas vezes fui e vim para o campo por este caminho e parei sempre nesta com esperanças que um dia estivesse a funcionar. Infelizmente isso nunca aconteceu por muita pena minha, embora não deixasse de ser giro pôr aquilo a rodar. Pode ser que uma dia chegue mesmo a funcionar, eu gostava.

Para a cache:

A fonte contém um ano (ABCD). O valor Z vai ser:

Z = B

Por exemplo, ...depois...

 

CARRASQUEIRA FOUNTAIN - [FONT7]

Park: [FONT7P].

Access: Near the road.

A fountain different from the rest...and the only that doesn't work. It can be fun o spin it, maybe one day it'll work.

For the cache:

The fountain has a year (ABCD). Z will be:

Z = B

For example, ...later...

 

 

O PONTO FINAL - A RIBEIRA DO BÁRRIO

A cache encontra-se nas seguintes coordenadas:

N 39° 3S.TUV W 009° 0W.XYZ

O ponto final leva-vos até um local onde sempre me quis perder e onde explorei tudo o que havia a explorar, a ribeira do Bárrio. Na altura das chuvas está sempre cheia e dá para ver algumas mini cascatas. Desfrutem este local e aproveitem o ar limpo para passear. Sou apologista de não forçar ninguém a nada, portanto se quiserem as coordenadas finais ou uma ajuda façam o favor de me contactar.

Aconselho-vos a fazer a cache pela ordem numerada que é também a que está apresentada nesta listing, ou seja, da fonte central, passando pelas outras fontes e depois vão para as coordenadas finais. Estas vão dar a uns 800 metros da sétima fonte portanto se vos parecer longe, é porque está certo.

 

THE FINAL STAGE - THE BÁRRIO'S RIVER

The cache is at the following coordinates:

N 39° 3S.TUV W 009° 0W.XYZ

The final point takes you to a place that I always loved, the Bárrio river. Therefore enjoy a good time and enjoy the clean air for a walk. I don't want to force anything to anyone, so if you want the final coordinates or help please do contact me.

I advise you to make the cache in the order numbered wich is the same as listed in the cache page, ie, the starting point in the central fountain, passing in the others and then go to the final coordinates . These will give some 800 meters from the seventh fountain so if it looks far, then it's right.

 

 

 

A CACHE

É uma cache grande e contém os items habituais com um travelbug e um certificado para o FTF

 

THE CACHE

The cache is a big one with the usual items and a travelbug for the FTF

 

SEM FTF

Prémio: Certificado+travelbug

 

CURIOSIDADES

Esta foi a cache que mais me prazer me deu a fazer até agora e com o tempo vou melhorando isto.

Espero que gostem e acho que é tudo. Se precisarem de alguma coisa, os meus contactos estão no meu perfil. Comentários/Sugestões são sempre bem vindos(as).

 

TRIVIA

This was the cache that gave me a lot of pleasure creating it, maybe the best so far and with time I will improve it.

I hope you enjoy and I think that's all. If you need anything, my contacts are on my profile. Comments / Suggestions are always welcome.

 

 

Additional Hints (Decrypt)

[PT] - Whagb nb evb, fragn-gr r byun cnen onvkb cnen nf envmrf qn áeiber;
[EN] - Arne gur evire, fvg naq ybbx qbja gb gur ebbgf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

46 Logged Visits

Found it 40     Didn't find it 2     Write note 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 26 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 8/19/2017 3:58:58 AM Pacific Daylight Time (10:58 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page