ATENÇÃO: A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.
A OBRA
 |
Os Lusiadas
É uma obra poética, considerada a epopeia portuguesa por excelência.
Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.
A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana.
A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. (in Wikipédia)
|
O AUTOR
Luís Vaz de Camões
Nasceu em Lisboa no ano de 1524 (?) e morreu no ano de 1580.
Foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. (in Wikipédia)
|
 |
A NOTÍCIA
Um exemplar da primeira edição de "Os Lusíadas", feita em 1572 - há 439 anos - foi roubado.
Avaliado em cerca de um milhão de euros, o livro que era pertença do Ateneu Comercial do Porto desde 1910 desapareceu misteriosamente de um cofre de alta segurança.
A PJ e a Interpol estão a fazer uma operação de grande envergadura a nível mundial mas que está a redundar num fracasso.
Assim, foi pedida a ajuda à comunidade Geocacher e estes especialistas nas procuras mais incríveis estão já no seu encalce.
in "Geo Notícias"
|
A CACHE
Para colaborar na procura deste valioso livro basta fazer o cálculo das coordenadas aproximadas do seu esconderijo através da seguinte fórmula:
N 38º 45.(126-A) W 09º 15.(137-B)
em que A e B se referem respectivamente ao dia e ao mês da data da morte do poeta.
Particularidades do acesso
- a cache só pode ser feita a pé ou bicla.
- o portão principal da Quinta Nova encontra-se fechado sendo o acesso feito por outro portão a cerca de 150 metros para o lado da IC19 nas seguintes coordenadas: N38º 44.955 W09º 15.338
- como alternativa ainda podem entrar pelo muro destruído do lado Nascente perto do Lido (ver nos Waypoints como Entrada Alternativa).
- Devido às características da cache ela deve ser recolocada na posição correta.
A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.
|
Qronvkb qn cbagr.