EarthCache

ARRIBA DA PRAIA DO VAU

A cache by Team Ferreira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/23/2011
In Faro, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Para chegarem ao GZ desta cache, vão ter de fazer um pequeno passeio pelo topo da arriba, com início no local indicado para estacionamento.

A arriba, de tonalidades avermelhadas devido à oxidação do calcário, é constituída por rochas calcárias do Miocénico (23 a 5 milhões de anos), já bastante degradadas pelas águas do mar, da chuva e de escorrência, assim como pela acção do vento e das plantas e, principalmente, pelos erros do homem.
Com efeito, se há aqui influência de um processo natural de vida das próprias falésias, é certo, não é possível deixar de apontar consequências de políticas erradas cometidas e, pior (porque demonstra que pouco aprendemos com as lições do passado), de políticas erradas a prosseguir em torno do nosso litoral que agravam substancialmente o problema.
Construções desordenadas sobrecarregando arribas ou impermeabilizando solos com consequências de degradação de territórios adjacentes onde a sobrecarga de água é muito superior. Construções em cordões dunares, pressionando um território que deveria estar livre para a própria protecção da nossa costa, redução de sedimentos a chegar à costa, fruto da sua retenção por barragens ou devido à extracção de inertes em leitos de rio, impedindo o abastecimento dos areais, tornando a nossa costa muito mais frágil, tudo isto contribui para um processo erosivo muito mais acelerado e muito mais perigoso.
No GZ terão uma excelente vista sobre esta bela arriba e sobre as praias do Vau e do Alemão e a Ponta João Arens.
Nesta zona, as rochas esculpidas pela erosão acolhem numerosas espécies de aves, em particular as gralhas-de-nuca-cinzenta e os pombos-da-rochas (antepassados dos pombos domésticos).
No Verão, em vários pontos da arriba somos surpreendidos pelo ruidoso bailado de bandos de andorinhões-reais, que nidificam nas saliências e fendas da arriba. Junto aos leixões, corvos marinhos patrulham a costa.

A Cache

Para poderem registar esta cache vão ter que nos enviar um email com uma foto vossa no GZ e a resposta às seguintes questões:

a) Qual a altura da arriba no GZ?
b) Quais as razões que levam à erosão da arriba?
c) Qual a cor predominante nesta arriba?

 

English

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

424 Logged Visits

Found it 418     Didn't find it 1     Write note 4     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 299 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 6/5/2017 5:17:45 AM Pacific Daylight Time (12:17 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum