Skip to content

<

A Figueira de Maceira

A cache by =SemGPS= & =ComGPS= Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/14/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Sendo a região bastante comum a observação de Lapiás, como no Parque da Segueteira, Campo da Granja dos Serrões ou Bailarico das Bruxas, esta Earthcache leva a conhecer um dos lapiás mais emblemáticos e caricatos da zona.

 

Lapiás (palavra derivada de lapiaz) é uma formação típica de relevos cársticos, produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas. Também pode ser causada pelos ciclos de congelamento e degelo em regiões de clima frio.

Os lapiás constituem de fracturas nas rochas superficiais que se expandem através da dissolução da rocha, resultando em grandes canais que sulcam as rochas horizontal ou verticalmente, bem como campos de rochas de grandes dimensões, isoladas entre si e com diversos tipos de caneluras, franjas e furos superficiais. Em alguns casos, ocorrem apenas depressões ao longo da superfície da rocha, que não chega a ser fragmentada.

Lapiás são formados inicialmente pela dissolução da rocha na interface com o solo e fendas são abertas. Após a erosão da camada superficial de solo, as rochas são expostas e a dissolução da rocha continua a expandir as fendas. Eventualmente as rochas são completamente separadas e formam campos de rochas niveladas ou padrões de sulcos e gretas. Solo e vegetação podem preencher os espaços entre rochas.

 

Informação retirada no site: Wikipedia.com

 

 

 

 

Para terem esta cache no vosso lote de founds, terão de responder correctamente às seguintes perguntas e se possível comprovar a visita com uma foto que não revele muito as respostas.

  1. Sensivelmente que altura tem o lapiá?

  2. Sensivelmente que largura tem o lápiá?

  3. O que se encontra instalado NÃO natural no lapiá? Para que orientação geográfica se encontra? (N, NE, E, SE, S, SW, W, ou NW)

  4. Quantos pilares verdes se encontram à volta do lapiá?

 

Antes de registarem o found nesta Earthcache, terão de enviar as respostas para o E-Mail do meu profile. Click AQUI (semgps2010@gmail.com)

 

Muito Obrigado

 

 

Descrição: C:\Users\Paulo Leandro\Desktop\Parque da Segueteira\Site\ingles.jpg

 

Click on a flag to translate.

 

 

Additional Hints (No hints available.)