Skip to content

This cache has been archived.

hautamaki: Obrigado a todos os que visitaram esta cache.
Vai dar espaço a uma nova cache de outro geocacher.

This entry was edited by hautamaki on Tuesday, 17 July 2012 at 15:22:55 UTC.

More
<

Anadia - Monte Crasto

A cache by hautamaki Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/09/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Translation

Anadia - Monte Crasto

Com a referência mais remota à Vila de Anadia, conhece-se um pergaminho do século XI, precisamente do ano de 1082, em que o topónimo aparece grafado, não sob a forma actual, mas como NADIA.
A irresistível curiosidade de desvendar a razão das coisas, fez com que um estudioso filiasse o nome antigo da povoação no adjectivo «nativa» que, por abrandamento da segunda consoante e ensurdecimento da terceira, se converteu na palavra NADlA. O primitivo étimo \'aludiria à água’ que nasce abundantemente na parte baixa da vila, no sopé do Monte Crasto.
A designação deste outeiro que desce em forte declive na sua vertente norte, deriva, sem dúvida, do castro ou crasto, fundado na época romana e do qual resta ainda vária tijolaria, uma soterrada, outra dispersa por entre o silvado que reveste parte da encosta. Propriamente o que haveria das construções castrejas deve ter sido destruído pela instalação já antiga, que ocupa grande parte da plataforma cimeira, do cemitério paroquial e da capela de Nossa Senhora das Febres.
O castro estava belamente situado, pois dominava o traçado da antiga estrada militar romana de Olisipo a Bracara Augusta (Lisboa a Braga). O panorama que daí se desfruta é duma beleza e duma harmonia de cores que não esquecem.

A Cache

Trata-se de uma micro-cache (caixa de rolo fotográfico) com stashnote e logbook. Não tem espaço para troca de material. Levar material de escrita.
Agradeço a reposição da cache exactamente como está. Disso dependerá a dificuldade e longevidade dela.
Desfrutem da vista...e divirtam-se. Se possível façam C.I.T.O. enquanto visitam.


Additional Hints (No hints available.)