Igreja e Arraial de Paços de Brandão
Não há provas suficientes do início da Igreja paroquial em Paços de Brandão, mas estima-se que entre 1131 e 1132 a Igreja já existia, segundo a Diocese Portucalense que assim o refere na sua colectânea de Diplomas antigos, denominada "Censual do Cabido do Porto".
Mas antes desta Igreja pressupõe-se que já existia nesse mesmo local, um centro de culto primitivo, possivelmente um «...modesto campanário encostado a uma moderníssima ermida (...) com uma sineta a chamar os crentes a fazerem assembleia...» segundo relata o Pe. Joaquim Correia da Rocha nos seus estudos da terra brandoense. Com o passar do tempo, foi criando visuais novos, aumentando de tamanho para se tornar mais funcional. Após várias tranformações, só em 1630 aparece o primeiro livro de Baptismos. Em 1640 o 2º livro de assentos 'obituário' e mais tarde em 1694 o 3º livro, o de casamentos.
Em 1755, no tempo de Marquês de Pombal, não fora só em Lisboa os estragos que o terramoto provocara. Mesmo no Norte de portugal, houve necessidade de restauração de certos monumentos e edifícios, como esta mesma Igreja. A 15 de Outubro de 1763, a obra prima pintada na abóboda da Capela-Mor é finalizada pelo pincel do pintor portuense Domingos Teixeira Barretto, onde hoje ainda se pode admirar restaurada recentemente pelo Prof. Adriano M. Amaral (1990). Uma pintura alegórica a S. Cipriano e à Glorificação de S. José.
Igreja e Arraial em Dia de Festa (1800) Igreja Paroquial (1910)
Em 1943, a população, constituída por operários da indústria Corticeira, não tinha possibilidades para um novo restauro da Igreja que apresentava sinais de ruína cujo orçamento excedia as suas posses. «Em simbiose perseverante com os fregueses (freguesia), o Padre da altura, Pe. José Martins Alves desdobrou-se em iniciativas mil, uma das quais ficou na memória do povo: as Consoadas, ou seja, uma forma de o povo poder contribuir para a paróquia de uma forma mais festiva e mesmo de concorrência entre lugares da mesma freguesia.
Igreja Paroquial (2004)
«...A última reparação mais importante da Igreja desde 1961, com a vinda do novo e actual pároco, Pe.Julião Valente, foi o alargamento lateral em 1992, dando-lhe um aspecto diferente, criando assim espaços vários, tanto para o culto, como para serviços(...) Foi um grande sonho que se realizou. Agora temos uma Igreja paroquial ampla, totalmente renovada, cómoda, artisticamente enquadrada num todo harmónico, com uma parte social moderna devidamente apetrechada para futuros trabalhos da paróquia; uma capela-Mor onde se pode contemplar quatro grandes painéis de grande valor artístico, e sobretudo um tecto abobadado com pinturas antigas de rara beleza. No corpo da Igreja logo nos impressiona a harmonia existente que os trabalharam...» - Padre Julião Valente, Pároco da Freguesia, de 1961/2010.
A cache: Esta é uma multicache que será composta por pontos em que terás obrigatoriamente de passar e por mini caches (que não precisarás logar) onde estarão escondidos alguns passos que terás de fazer para a última e derradeira cache encontrares!
As coordenadas iniciais não te vão levar a cache final mas sim ao princípio de uma rota.
Ponto A: Nas coordenadas N 40º 58.444 W 008º 35.436 vais encontrar um cruzeiro que terá inscrito duas datas. Terás que somar os dois anos aí existentes.
Ponto B: Nas coordenadas N 40º 58. (A – 2317) W 008º 35. (3288 / 8) conta o número de jactos água aí existentes.
Deste mesmo sítio avistarás uma grande pedra, aí estará escondido o teu próximo passo. (mini cache)
Ponto C: Depois de encontrado e feito o que te manda a alínea anterior, multiplica a soma dos candeeiros e dos bancos com o número de ferros.
Ex: (candeeiros + bancos) x ferros = C
Obterás N 40º 58. ((C x B) + 187) W008º (28+B). 417, aqui estarão escondidas as verdadeiras e ultimas coordenadas totalmente compostas que te irão levar a cache final. (mini cache)
Peço que tenham cuidado a retirarem do sítio tanto as mini caches como a final e não dêem nas vistas em cada um dos pontos. Levem algo para escrever no final, pois só contém logbook.
Espero que gostem deste pequeno percurso
PS: Coordenadas retiradas com o GPS Garmin Dakota 20