Skip to content

<

A Casa da Floresta - Quadrazais

A cache by Team Lynce Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/16/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





A "Casa da Floresta", como é conhecida em Quadrazais, a aldeia mais próxima - é uma das várias casas abrigo existentes dentro da Reserva Natural da Serra da Malcata. Há cerca de 50 anos foram construídas duas casas florestais na área geográfica de Fóios e esta na área de Quadrazais, no concelho de Sabugal. As referidas casas foram habitadas por guardas florestais, com as respectivas famílias, durante uma dezena de anos. Os guardas tinham por missão fiscalizar as áreas de baldio que haviam sido florestadas.



A Casa Florestal de Quadrazais é uma das várias casas abrigo que foram recuperadas no final do século passado, numa tentativa clara de aposta no turismo rural que priveligiava o contacto com a natureza desta região. A casa situa-se a meio da encosta Norte da Serra da Malcata, de onde se tem um vista panorâmica sobre algumas aldeias do concelho de Sabugal. Todas as casas do género situadas na Serra da Malcata continuam inexplicavelmente fechadas ao publico e completamente abandonadas. Associado e este turismo de qualidade inserem-se percurso de carro Todo-o Terreno, BTT e pedestres, bem como actividades aquaticas e pesca nas Albufeiras da Meimoa e do Sabugal.



A Casa da Floresta, junto da qual está esta cache, localiza-se em plena Reserva Natural da Serra da Malcata que ocupa uma área de cerca de 22 000 hectares nos concelhos de Penamacor e Sabugal, e é rodeada por uma cintura de aldeias - Foios, Vale de Espinho, Quadrazais, Malcata, Meimão e Meimoa. De entre todos os animais que têm esta serra por habitat, o lince-ibérico, cuja proteção constitui a razão primeira da criação da reserva natural da Serra da Malcata, é certamente o seu elemento mais destacado e conhecido.

Aviso - O acesso à cache é feito por um caminho florestal, bastante danificados com buracos, regos e pedras soltas, a partir de Quadrazais ou Malcata, podendo ser feito a pé, em veículo com características de Todo o Terreno e bicicleta BTT (para quem esteja bem preparado para pedalar a subir em terreno bastante difícil.)

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.