Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Lavadores Praia Iodo

A cache by Cudilos Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/28/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Lavadores Praia Iodo

Lavadores Praia Iodo

Esta é uma praia da minha infância, lembro-me bem dos recantos criados por estas rochas, dos pequenos lagos que surgiam quando a maré baixava, das nossas caçadas aos caranguejos e do tamanho imenso que nessa época todas estas rochas pareciam ter.
Mas havia muitas outras coisas sobre a Praia de Lavadores que eu não sabia …

A origem do seu nome
Como sempre nestas coisas coexistem diversas explicações para a origem do seu nome.
Para uns e segundo uma antiga lenda, o nome tem origem num naufrágio aqui ocorrido. O povo ajudou os náufragos e o comandante do barco, um tal Dores, logo que refeito dos seus males pediu: Leva Dores para o barco, leva Dores para o barco. Dai o nome de Lavadores.
Para outros o nome vem de Lavradores, com a natural síncope do r.
Há ainda uma outra explicação que defende a junção das palavras Lava + Dores, dada a abundância de iodo neste local e as suas conhecidas propriedades terapêuticas.

O seu passado
A praia de Lavadores era outrora frequentada somente pelos mais abastados que a ela se dirigiam em formosas carruagens, sobressaindo os colonos ingleses que por ali se instalaram. As carruagens sediavam-se nas alquilarias do Candal, da Bandeira e de Santo Ovídio. Para os menos afortunados, havia carreiras de char-à-bancs, carros com bancos de madeira.
Uma das mais destacadas personagens que por aqui passaram foi Frederick William Flower (Escócia, 1815 - Porto, 1889). Frederick Flower foi um comerciante e fotografo amador escocês, que em 1884 viaja para o Porto para trabalhar na firma de vinho do Porto Smith Woodhouse & Company, tido como um dos pioneiros da fotografia em Portugal, nomeadamente das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
O seu interesse por fotografia remonta a 1849, quando em Portugal despontava toda uma geração de pintores, escultores e arquitectos românticos.
Utilizava a técnica do calótipo (ou processo de Fox Talbot), e colódio húmido. Teria começado a fotografar com a técnica inglesa talvez pelo facto de ser amigo do comerciante e artista – e também fotógrafo amador – Joseph James Forrester, o famoso Barão de Forrester. É entre 1853 e 1858 que Frederick Flower faz a maioria dos seus calótipos.

O Iodo
Esta praia é famosa pela abundância de iodo, mas afinal o que é o iodo ?!
O iodo (do grego iodés, cor violeta) é um elemento químico de símbolo I , de número atómico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e de massa atómica 126,9 u.

À temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado sólido.Foi descoberto em França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas.
O iodo é um elemento químico essencial e é necessário para a síntese das hormonas tiróides.O iodo também é também conhecido como desinfectante, a famosa tintura de iodo.

Fontes:
http://www.vngaia.online.pt/
http://www.canidelo.net
http://geopraialavadores.jimdo.com/
http://www.wikipedia.org

A Cache

Esta cache pretende mostrar-vos esta conhecida praia e proporcionar um agradável passeio à beira mar.
Esta é uma cache com um contentor original e como se encontra num local muito frequentado pede-se que disfarcem da melhor forma para que ela possa manter-se no local bastante tempo.


Listing Template by GeoPT.org

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Aãb rfgá ab puãb
[EN] Vg'f abg va gur tebhaq

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.