Skip to Content

This cache has been archived.

Caetano's Family: Em virtude do contentor ter desaparecido, porque já há mais de um ano que o local deixou de ter o esplendor natural e por esse motivo já estava em estudo o seu arquivamento, nada melhor que aproveitar o seu desaparecimento para fazer a cerimónia fúnebre.

Desde já agradecemos às 75 pessoas que se dignaram visitar o local e um agradecimento especial aos 7 que acharam o local importante para merecer o voto de favorito.

More
<

Charneca do Nicho

A cache by Caetano's Family Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/12/2011
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Cache

Devido à densa arborização no local da cache final, pode haver um erro de cerca de dez metros nas coordenadas. Devido à grande humidade no local, pedimos que tentem ao máximo não o danificar sobretudo com pegadas. Para evitar a cache está ligeiramente afastada do ribeiro. Esta cache serve para comemorarmos o nosso primeiro aniversário de prática de geocaching. A cache não se encontra nas coordenadas indicadas, para calcular as coordenadas finais terão de resolver os dois seguintes enigmas:

Enigma 1

0 1 2 6

Os números acima indicados podem ser usados para fazer diferentes horas do dia. Se usar um relógio de 24 horas, quantas horas diferentes se conseguem fazer ao reorganizar os quatro números? Todas as soluções deverão conter todos os números indicados que não poderão ser repetidos. Exemplo: 01:26

Resposta: A

Enigma 2

Existem 15 bolachas para serem partilhadas por um grupo de pessoas. A primeira pessoa come uma bolacha e passa as restantes bolachas em duas porções iguais para duas outras pessoas. Ambas comem uma bolacha e passam o resto em porções iguais para outras duas pessoas, e assim por diante. Demora-se 1 minuto a comer uma bolacha. Quanto tempo se demora a comer todas as bolachas? Ignora-se o tempo que se demora a passar a bolacha de mão em mão.

Resposta: B

Coordenadas Finais: N 39º 50.(B-4)(B+46) W 008º 46. (AX4)(A/10)

A Charneca do Nicho - Nascente do Vale das Sobreiras

Charneca do Nicho - Ribeira do Vale de Sobreiras

O Perímetro Florestal da Charneca do Nicho tem uma área com cerca de 200 ha de pinhal que obteve a classificação de “paisagem natural preservada” e que foi submetido ao Regime Florestal Parcial pelo Decreto de 26/04/1946 (DG nº96, II Série, de 26/04). Fica aí estipulado que a arborização e exploração dos terrenos eram efectuadas pelo estado, ficando definidos um conjunto de regalias concedidas aos habitantes da freguesia do Souto da Carpalhosa, como sendo o aproveitamento das lenhas de pequeno diâmetro provenientes dos desbastes, o apascentamento de gados, o aproveitamento das águas, a ainda a exploração de barro para fabrico de telhas, tijolos e adobes. Na sequência do Regime Florestal todos os rendimentos provenientes da Floresta eram repartidos pela Junta de Freguesia (60%) e pelo Estado (40%). O Projecto de arborização foi aprovado em 1949. Este projecto consignou a construção de aceiros, caminhos e de uma Casa de Guarda. A arborização contemplou a plantação de pinheiro bravo (75% da área) carvalhos (18,8%) e eucaliptos e acácias (6,2%). Em 1962, com a criação da freguesia da Ortigosa, foi desanexada e cedido 1/5 da Charneca do Nicho a esta Freguesia. Hoje toda esta área continua submetida ao regime florestal. Está sob a gestão da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral desde 1997. Preserva ainda as características que o projecto de arborização consignou inicialmente. A Charneca do Nicho possui quatro nascentes que vão constituir as Ribeiras que atravessam a freguesia. A Ribeira do Vale das Sobreiras e a do Vale da Amieira são efluentes da Ribeira das Várzeas. O Ribeiro do Bidual e o de Monte Agudo são efluentes da ribeira da Ortigosa. É uma zona de importância e de grande interesse para esta freguesia. A Nascente do Vale das Sobreiras constitui um lugar natural muito aprazível. A Charneca do Nicho é uma propriedade da Junta que, devido a problemas legais, não tem sido devidamente usufruída pelos moradores da freguesia. A Junta de Freguesia está a elaborar, em parceria com a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral (DRABL), um projecto para o aproveitamento da Nascente do Vale das Sobreiras e da zona envolvente à Casa do Guarda para a criação duas Zonas de Lazer. É o local mais utilizado nesta zona para a realização de passeios. Os caminhos que o entrecortam são os percursos utilizados para as corridas matinais de domingo, quer a pé quer de bicicleta. A Nascente do Vale das Sobreiras é um local que permite passeios junto ao curso de água que apresenta vários regatos ao longo do seu percurso. Dispõe de um conjunto de vegetação ímpar onde predominam os carvalhos, acácias, camacípares, cedros, criptomérias. Está a ser estudada a melhoria dos acessos ao trânsito automóvel, a criação de parques de estacionamento e a colocação de um conjunto de mesas junto da nascente que em breve dará à zona mais motivos para a sua visita e fruição.

free counters

You can check your answers for this puzzle on Geochecker.com.

Additional Hints (Decrypt)

Qrcbvf qn pnpur rapbagenerf, graf qr pneertne ahzn qnf rkgerzvqnqrf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

89 Logged Visits

Found it 75     Didn't find it 2     Write note 8     Archive 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 19 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.