Fruto da excepcional situação geográfica da freguesia (Botão), desde cedo se procurou utilizar de modo proveitoso os recursos naturais da zona, através da construção de moinhos de vento que permitissem canalizar a força eólica, e de azenhas junto aos cursos dos rios, aproveitando o potencial hídrico.
Tudo parece indicar que a origem dos moinhos na freguesia remonta a época medieval. Temos referências à sua existência logo em 1536.
A introdução e difusão do moinho, tal qual o conhecemos hoje, com as mós circulares, capazes de produzirem mais farinha com menor esforço humano, parece estar intimamente relacionado com a colonização romana. Eram feitos de materiais simples, e compunham-se tecnologicamente de uma cúpula giratória, a qual fazia mover a mó no seu interior.
Os moinhos existentes na freguesia foram erguidos como complemento à actividade das azenhas e têm algumas características comuns: localizam-se em zonas de confluência favorável de ventos; foram construídos com base nas mesmas técnicas e materiais, com pedras e barro amassado; e pertencem todos ao tipo de moinho de vento designado por serrano. De facto do ponto de vista tecnológico, estamos perante moinhos de vento fixos, com cúpula giratória e torre de alvenaria, dotados do sistema de tracção por meio de rabo e tejadilho, rodando sobre grade, o tipo dominante nos concelhos da zona.
Fonte: “Botão, Mil anos de história(s)”, de João Carlos Pinho
Actualmente |
Pouco resta dos moinhos do planalto da Mata de S. Pedro (designada pelos locais como “Chã da Mata”), mas o local onde se encontram é excelente para passear ou fazer um pic-nic, num ambiente extremamente calmo, ar puro e uma vista lindíssima.
|
A Cache |
Esta é a minha primeira cache, só possível com a ajuda do Angelo Matos A.K.A. - outcubus. Espero que gostem! E agradeço todos os comentários e sugestões! Aproveitem para tirar umas fotos e publicar aqui. E já agora fazer C.I.T.O.
O acesso à cache pode ser feito a pé, de bicicleta, ou por veículos todo-o-terreno, podem tentar com um carro sem ser todo-o-terreno mas não é recomendado. O recomendado é deixar o carro no Waypoint de estacionamento e fazerem o percurso a pé, basta seguir a estrada de terra e fazem um percurso de cerca de 700m até aos moinhos.
A cache não se encontra no interior dos moinhos!
O conteudo original é:
-Stashnote
-Logbook
-Lápis
-1 porta-chaves
-1 dado
-1 caracol de madeira
-1 mini sabonete |
|