Skip to content

Casa dos Cantoneiros - EN243 Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 09/13/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A Junta Autónoma das Estradas (JAE) foi criada pelo Decreto-Lei 13:692, de 20 de Julho de 1927 e foi-lhe atribuída a “construção de modernas pavimentações, a reconstrução das antigas em grandes troços, a reparação e construção das obras de arte mais importantes e o estudo e construção das grandes extensões de estradas que faltam para concluir a rede do estado”.

As casas dos cantoneiros das estradas foram construídas, em Portugal, desde a segunda metade do século XIX, para habitação daqueles operários. Porém, a maioria das que hoje se conhecem devem-se ao Estado Novo, que lhes conferiu as características que as identificam e que as tornaram parte do património rodoviário português.
Tratam-se de pequenos edifícios que são o testemunho de uma época marcada pela industrialização e o crescimento dos centros urbanos, verificando-se a necessidade de se rasgarem estradas, construir caminhos-de-ferro outras vias de comunicação para ligar as cidades e os países entre si. A sua existência prende-se com a necessidade de se manter as estradas em bom estado de conservação e limpeza, tendo os cantoneiros através da sua acção de limpeza das bermas também contribuído para a prevenção de incêndios florestais.
Nos dias que correm, por terem perdido a sua função e levando consigo parte da história e da memória do trabalho de conservação e das próprias estradas, as casas dos cantoneiros têm sido votadas ao abandono e correm o risco de desaparecerem.
A cache é small e contém o habitual, divirtam-se.
Cuidado com as crianças, não as deixem ir para a estrada.

Additional Hints (No hints available.)