Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

MightyREV: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das caches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.


MightyREV
Community Volunteer Reviewer
Centro de Ajuda|Trabalhar com o Revisor|Revisões mais rápidas|Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More

Traditional Geocache

Condessa de Lobão

A cache by Nheku&Comp Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 9/15/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lino Henriques Bento de Sousa, Conde de S. Tiago de Lobão, nasceu na freguesia de Lobão, concelho da Feira, em 19 de Novembro de 1857, no lugar de São Martinho, filho de, António Francisco Henriques e Ana Ferreira Pais (assento de baptismo do ano de 1857, folha 52 do Livro Misto nº 9, freguesia de Lobão, Arquivo Distrital de Aveiro). Foi casado com Maria Albertina Saraiva de Sousa (faleceu no Porto, a 19/6/1948), laureada também com o título de Condessa de S. Tiago de Lobão não havendo descendentes directos deste casamento.

Ainda muito novo rumou para o Brasil onde fixou residência e graças ao seu trabalho, esforço, tenacidade, inteligência e indomável determinação conseguiu amealhar uma enorme fortuna.
Segundo o testemunho de um parente (sobrinho-neto Pimentel Paiva), ali chegado, começou a trabalhar naquilo que apareceu. Em determinada altura, ainda jovem, foi despedido da casa onde trabalhava e estava a chorar numa rua do Rio de Janeiro. Passou por ali uma senhora, que ao vê-lo a chorar, lhe perguntou qual o motivo de tanta tristeza?!... O senhor Lino, se calhar com mau aspecto, terá contado à senhora o sucedido: ela teve pena dele e acolheu-o em sua casa. A senhora era viúva e dona de uma grande fortuna. Ele tê-la-á servido com tanta dedicação e fidelidade, que a dita fortuna, por morte da senhora, ficou para ele. Não se sabe de que constava a fortuna. Os escritos que se conhecem sobre o assunto, dizem que se dedicou ao comércio.
A sua actividade comercial estendeu-se a várias regiões do Brasil, nomeadamente em Santos, onde era muito influente e respeitado integrando-se perfeitamente na comunidade tendo-se até naturalizado brasileiro. Foi, digamos uma forma de agradecer ao Brasil tudo aquilo que conseguiu na sua segunda Pátria.
Regressado a Portugal, com 40 a 50 anos, uma das primeiras coisas que fez após o regresso, foi cumprir a promessa feita quando partiu (que se a sorte lhe sorrisse no Brasil, casaria com uma mulher que tivesse sido falada, isto é, que tivesse andado nas bocas do povo por algo…). Foi assim que, embora muito rico, casou com uma senhora de classe humilde, a futura condessa.

Sendo detentor de grandes recursos patrimoniais e financeiros e dotado de grandes qualidades de filantropia, implementou uma extraordinária obra de acção social, cultural e educativa que muito contribui para o desenvolvimento local e regional. No âmbito da terra que o viu nascer, para além de apoiar gente anónima e carenciada, mandou refundir os sinos da igreja paroquial em 1894, promoveu a sua reforma geral em 1899 e em 1907, a expensas suas, foi feito o douramento dos altares e outras talhas e adquiriram-se muitos objectos de culto. Mandou ampliar o cemitério, comprando para o efeito bastante terreno. Promoveu a construção do 2º andar das sacristias uma das quais serviu de sede da Junta durante várias décadas. Em 1911 adquiriu terreno e mandou construir a Escola Conde S. Tiago de Lobão com duas salas de aulas e duas residências anexas para os respectivos professores no lugar da Igreja. Em acta de 16/11/1910 a Junta de então faz referência à construção da Escola exarando: “majestoso templo de instrução popular onde as criancinhas de hoje, mas homens de amanhã, irão beber a santa seiva da educação e instrução”.
O título de Visconde de S. Tiago de Lobão foi-lhe concedido por decreto do Rei D. Carlos I de 10 de Março de 1906. Em 22 de Fevereiro de 1908, por decreto do Rei D. Manuel II, é elevado a Conde de S. Tiago de Lobão. (Nobreza de Portugal, volume III, pág. 306/307)
Em 1917 efectua a compra da residência para o pároco e passal anexo. O povo de Lobão não podia e não devia ficar indiferente por tanta generosidade de um dos seus filhos pelo que nesse mesmo ano de 1917, a Junta de Freguesia "interpretando o sentir unânime da população" prestou-lhe pública homenagem em 19 de Novembro, dia do seu 60º aniversário.
A sua acção de bem-fazer estendeu-se a outras terras: Oliveira de Azeméis, beneficiando do grande auxílio do Conde, conseguiu o abastecimento de água à população e o restauro da Igreja Matriz; foi ainda benemérito do Castelo da Feira tendo subsidiado obras de conservação do mesmo, subsidiou os jornais do Porto - Comércio do Porto, Primeiro de Janeiro e Jornal de Notícias - para apoio a pobres e desprotegidos da sorte.
A Ordem Terceira do Carmo e a Santa Casa da Misericórdia do Porto foram instituições amplamente beneficiadas pela sua fortuna desenvolvendo um trabalho extraordinariamente meritório nas áreas da saúde, assistência social e no ensino.
Em 26 de Outubro de 1920 fez o seu testamento contemplando com valiosos bens os seus familiares, amigos e várias instituições. À Junta de Freguesia de Lobão deixou uma valiosa capela-jazigo construída em granito, datada de 1913, no cemitério paroquial e um legado cujo rendimento é aplicado na conservação do dito jazigo e no apoio aos alunos da escola da Igreja.
Existe em Agramonte um outro mausoléu que, segundo consta na família, terá sido mandado construir pelo seu amigo Boaventura e imitavam, os dois; o Sacré Coeur e a Madeleine.
O Conde de S. Tiago de Lobão é lembrado na toponímia da sua terra natal, Oliveira de Azeméis e de Vilar do Paraíso (Gaia).
Actualmente nos edifícios encontra-se em funcionamento um Serviço Jurídico de apoio e o Centro de Reabilitação da Condessa de Lobão, ambos pertencentes `a Segurança Social. O Centro de Reabilitação destina-se a jovens adultos portadores de deficiência motora e intelectual carenciados, tal como foi desejado pela Viscondessa de Lobão.

A cache / the cache:

Encontra-se nos jardins do casa sendo possível visitá-los gratuitamente no seguinte período:

Segunda a Sexta: das 9:00h ás 18:00h
Sábados, Domingos e Feriados: fechado

The gardens of the house can be visited free at the following period:

Monday to Friday: from 9:00 am to 18:00 pm
Saturdays, Sundays and Holidays: closed

Additional Hints (Decrypt)

[pt] crdhran gbeer rz crqen; [en] yvggyr fgbar gbjre

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

443 Logged Visits

Found it 392     Didn't find it 22     Write note 12     Archive 1     Needs Archived 2     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 73 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:47:22 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:47 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page