O Geocaching, para além da maravilhosa sensação da "caça ao tesouro", dá-nos a oportunidade de conhecer novas terras, novos monumentos, novas paisagens, etc. Sítios que, possivelmente, nunca visitaríamos se este jogo não existisse.
O concelho de Ferreira do Zêzere é rico em coisas que são dignas de serem vistas. Na intenção de divulgar o meu concelho, apresento mais um local digno de ser apreciado.
Lagar do Lombo
A Ribeira da Cabrieira é, provavelmente, a Ribeira mais bonita do concelho de Ferreira do Zêzere, graças à paisagem extraordinariamente bonita onde se insere. Numa grande parte do seu decurso, esta Ribeira faz a divisória das freguesias de Águas Belas e Ferreira do Zêzere.
Junto a esta Ribeira existe uma pequena aldeia que deixou de ser habitada nos anos 90 do século passado. Lagar do Lombo não chega a possuir uma dezena de edifícios mas, para já, a maioria ainda se encontram num estado razoável de conservação, prontos a serem admirados por quem ali passa.
Nesta aldeia, junto à Ribeira, chegou a laborar uma Azenha que produzia farinha a partir do movimento de mós que trabalhavam graças à força das águas da Ribeira da Cabrieira. Da Azenha já pouco resta, mas ainda é possível ver-se um pouco daquilo que foi.
Próximo das casas da aldeia é possível também apreciar duas minas. Até meados do século passado, em terras com estas características, em que os nascentes são abundantes, era usual construírem-se minas na busca de água potável para o consumo humano. A construção destas minas nem sempre era bem sucedida. Por vezes escavava-se bastante e acabava por não se encontrar a água tão desejada, o que acabou por acontecer com uma das minas existentes neste local.
A CACHE:
Trata-se de uma multi-cache bastante acessível mas que, no Inverno, tornar-se-á mais difícil (ou mais interessante para alguns), uma vez que o spoiler ficará do lado de lá de uma outra Ribeira que atravessa uma estrada. Para quem não conseguir saltar de um lado para o outro da Ribeira, ou que não queira molhar os pés, há sempre a possibilidade de passar numa pequena ponte existente do lado de baixo. Mas este tipo de dificuldades apenas acontece no Inverno.
Fazer esta multi-cache também dará a possibilidade de ficarem a conhecer as minas existentes nas imediações da pequena aldeia abandonada.
Aconselho a levarem uma lanterna, pois a luz de um simples telemóvel poderá ser insuficiente…
Acredito bem que esta cache será do seu agrado! :-)

Free counters

Free counters