O Ribatejo (também conhecido informalmente como Borda d’Água) é uma antiga província (ou região natural) de Portugal, formalmente instituída pela reforma administrativa de 1936. Ao contrário de outras províncias que foram restauradas em 1936, o Ribatejo foi uma província criada totalmente de novo, dado que o seu território pertencia tradicionalmente à antiga província da Estremadura.
No entanto, as províncias de 1936 praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.
Fazia fronteira a Noroeste com a Beira Litoral, a Oeste e a Sul com a Estremadura, a Sudeste com o Alto Alentejo e a Norte e Nordeste com a Beira Baixa.
A província do Ribatejo era constituída por 22 municípios.
- Distrito de Lisboa: Azambuja, Vila Franca de Xira.
- Distrito de Portalegre: Ponte de Sor.
- Distrito de Santarém: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo,
- Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã,
- Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha.
O seu antigo território actualmente reparte-se pelas regiões do Alentejo, Centro e de Lisboa, sendo que até 2002 era o núcleo central da região de Lisboa e Vale do Tejo. Em termos de sub-regiões, acha-se repartido pela Grande Lisboa (concelho de Vila Franca de Xira), Alto Alentejo (concelho de Ponte de Sor) e ainda pela totalidade da sub-região da Lezíria do Tejo e quase todo o Médio Tejo (exceptuado o concelho de Ourém).
Informações Retiradas da Wikipédia no link: Link da Wikipédia
Este site é dedicado a todos os geocachers do Ribatejo que tanto têm contribuido para a enorme crescente de geocaches em Portugal.
O Ribatejo é uma das zonas do país mais populadas com geocaches e tudo se deve ao excelente trabalho que muitos de nós temos desenvolvido.
A juntar à enorme quantidade de geocaches no Ribatejo, existem também uma enorme quantidade de novos Geocachers todos os dias a surgirem.
Para possibilitar que exista uma melhor e maior ligação entre os Geocachers da nossa zona temos este site que nos permite conversar uns com os outros, combinar novas cachadas em grupo, partilhar experiencias mas sobretudo conviver.
Obrigado a todos que estão a participar no site para lhe dar vida, pois sem vocês isto não tinha piada nenhuma.
Espero que se divirtam enquanto estão pelo site e que fumentem o convivio uns com os outros porque isto de andar a fazer caches sozinhos não tem piada nenhuma.
|