Esta cache leva-nos a conhecer a localidade de Tercena, situada no extremo norte da freguesia de Barcarena, sendo a localidade limítrofe do concelho de Oeiras e, também, da freguesia de Barcarena. Situa-se, ainda, numa das saídas do IC-19 e faz vizinhança com Queluz de Baixo, Barcarena e Queluz.
O nome inicial desta pacata localidade no distrito de Lisboa foi Torgena, onde se situa o registo mais antigo da povoação que hoje é conhecida como Tercena. Torgena é uma palavra de influência árabe que significa “arsenal”, facto pelo qual é indicado que já nesta altura poderia existir uma ferraria real, no lugar onde mais tarde se começou a fabricar pólvora (Fábrica da Pólvora e onde se situa, também hoje, a Universidade Atlântica. Devido à semântica e gerações de evolução da língua a palavra sofreu alterações para Trocena e Torcena e só posteriormente para Tercena (nome actual desta povoação).


A cache está situada junto ao polidesportivo, do Grupo Desportivo de Tercena, num espaço calmo e descontraído onde se pode sentar e fugir do “stress” quotidiano.


Perto deste local está presente a Igreja de Santo António de Tercena, um templo do século XVIII (1742) dedicado a Santo António.

Ainda é possível ver, também perto deste local, o Centro de Convívio da União dos Reformados e, ainda, o Mercado Municipal de Tercena.


A cache: É de tamanho micro e contém apenas logbook. Peço o máximo de descrição na procura da cache de forma a estender a durabilidade da mesma.
Divirtam-se a fazer esta cache, não é só para os “números”. Visitem os espaços bonitos desta localidade, tirem fotos e partilhem aqui na página com outros geocachers.