O cauteleiro da Colina de S.Roque
O Cauteleiro é velho. Envelheceu a vender ilusões pelas vielas.
Nos bairros pobres todos o conhecem, a todos vende sonhos em cautelas.
Pequenos, grandes sonhos. À medida das várias ambições.
Grandes sonhos de viagem, de aventura, de glória, de esplendor.
Pequenos sonhos de pequeno amor, de modesta aventura.
Fernanda de Castro

Esta estátua está situada no Largo Trindade Coelho (também conhecido por Largo da Misericórdia) e foi erigida por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em homenagem a uma das figuras mais típicas da cidade de Lisboa, o cauteleiro. A sua inauguração coincidiu com a comemoração dos 204 anos de existência da Lotaria Nacional.
Trata-se de uma escultura de bronze com 1,78m de altura, que assenta diretamente na calçada, sendo portanto destituída de plinto. Na escultura estão presentes os traços típicos de um cauteleiro. O boné com chapinha, o cigarro no canto da boca, as duas mãos ocupadas, numa mão o bilhete inteiro e noutra a cautela. Entretanto o bilhete inteiro com a inscrição “Homenagem da Santa Casa da Misericórdia ao cauteleiro” foi retirado.
A peça foi esculpida após uma pesquisa fotográfica e a diversos contactos da autora com cauteleiros lisboetas. Daí a apresentação do vendedor de lotarias ser bastante humanizada. A estátua é de autoria de Fernanda Assis e foi inaugurada a 18 de Novembro de 1987.
Neste mesmo Largo pode ainda visitar a Igreja de São Roque que começou a ser construída em 1506, junto a um cemitério onde eram enterrados os que morriam de peste, situado já fora das muralhas da cidade, e dedicada a São Roque, protector da peste.
Aqui se institui a Irmandade de São Roque, com estatutos próprios, e em 1553 instala-se a Companhia de Jesus que edifica sobre a construção anterior a estrutura visível hoje em dia, mantendo a Capela de São Roque no interior.
Em 1768, a Companhia de Jesus é expulsa do território Português, ficando a Igreja de São Roque e os respectivos bens então entregues à Misericórdia de Lisboa, estando hoje em dia expostos no Museu de Arte Sacra de São Roque, ao lado da Igreja.

A cache
Neste local já existiu uma cache do Almeidara da série sobre as Colinas de Lisboa colocada por este geocacher. Volta agora de novo também inserida numa nova série sobre o mesmo tema.
Pode aproveitar a vinda a este local para se sentar na esplanada do Quiosque S. Roque e observar a azáfama alfacinha que passará agitada pela sua frente. Dado o local ser muito frequentado, tanto de dia como de noite, terá que fazer as suas pesquisas com muita discrição para preservar ao máximo a vida desta cache.
Convidamos todos os geocachers a tirar uma foto junto ao cauteleiro e colocá-la no seu "log".
Veja um pequeno vídeo dos Gato Fedorentos entrevistando o Cauteleiro, para se preparar antecipadamente para a sua pesquisa.