Skip to Content

This cache has been archived.

cppt: Chegou ao fim dos seus dias.

O contentor será retirado o mais breve possivel do local.

More
<

Capela do Alto Stª Cruz

A cache by Zav555 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/02/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Translation











Capela do Alto de Stª Cruz - Louredo

Típica aldeia de altitude, São João Baptista de Louredo é uma pequena freguesia do sul do concelho. É delimitada po Fregim, Real, Vila Caiz (Amarante) e Banho e Carvalhosa (Marco de Canaveses).

A sete quilómetros da sede do concelho, está situada na margem direita do rio Tâmega. O seu topónimo está relacionado com um factor geográfico existente, em tempos, no espaço da freguesia. Louredo significa lugar plantado de loureiros, loureiral.

Segundo a “Tentativa Etimológica” do Dr. Pedro Ferreira, Louredo, tal como Lordelo ou Lourosa, vem do latim laureus, o louro e o loureiro, que deu lauretum – bosque de loureiros, espécie vegetal, que viria a desaparecer da maior parte das nossas povoações.

São João Baptista de Louredo tornou-se freguesia importante do nosso país desde muito cedo. Prova disso mesmo o ter recebido Foral de Afonso II em Setembro de 1213, quando possuía ainda a designação de Louredo de Terras de Gouveia.

O facto de pertencer à terra e julgado Medieval de Gouveia (concelho entretanto extinto) justifica surgir com este nome nos documentos daquela época e mesmo nas Inquirições que se lhe seguiram (1220 e 1258). Beneficiou do Foral manuelino a Gouveia, em 1513. Pertenceu, posteriormente, ao antigo Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, cuja sede foi Vila Meã e, a certa altura, Vila Caiz.

No alto da Freguesia de Louredo, diz a lenda, podem encontrar-se ainda hoje alguns vestígios de um antigo Castelo ou Fortaleza. Lugar com história, apesar de tudo cujo templo aí erguido recebeu o nome de capela de Santa Cruz, em honra de Santa Cruz de Riba Tâmega.

Louredo é uma freguesia de carácter rural, começando, aqui e ali, a salientar-se um “ núcleo” de pequenas e médias empresas, das quais se salientam as metalurgias e as têxteis.

A Capela

Ano de Construção: Séc. XVIII


Capela com abóbada em pedra.


Esteve abandonada, mas recuperada.


Cache: Contentor medio, com logbook, lápis e pequenos objetos para troca






Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

20 Logged Visits

Found it 16     Didn't find it 2     Archive 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.