Skip to content

Estêvão, o Santo de Penso Traditional Cache

Hidden : 01/01/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Estêvão, o Santo de Penso


Santo Estevão de Penso é uma freguesia do extremo oriental do concelho de Braga que tem uma área de 2,16 km2 e, segundo os censos de 2001, conta com 435 habitantes.
A primeira referência à freguesia foi feita sob a designação de Villa de Penso 'inter Katavo e Ave' no ano de 1081, o que demonstra o seu povoamento pré-Nacional.
 
Igreja Paroquial de Santo Estevão de Penso
No ano de 1220 Penso surge como paróquia, a quem foi doada pelo arcebispo D. Frei Agostinho de Castro uma relíquia de Santo Estêvão, estando este facto na base da actual designação da freguesia.
A sua Igreja Paroquial, segundo reza a história, foi mandada construir por dois irmãos solteiros no ano 1629. Cada um deles pagou a sua nave da igreja, originando assim o actual templo sui generis, raro entre as igrejas rurais.
Já a torre sineira deverá ter sido construída mais tarde, talvez pela Confraria cuja sede foi contruída ao lado.
Um outro aspecto que caracteriza a envolvente é a existência de uma palmeira no adro da igreja, a qual se destaca em primeiro plano numa posição dominante do mesmo.

Informação baseada em: Wikipédia.

A cache


A cache é micro e apenas contém inicialmente o logbook. Leve material de escrita para registar a sua visita. Não permite a troca de objectos atendendo ao seu tamanho reduzido.

Fechem bem o container e recoloquem a cache da mesma forma como a encontraram, pois a sua durabilidade depende muito disso.



Additional Hints (Decrypt)

Aãb rfgá rz crqen

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)