
S. Gualter
A igreja de S. Gualter é sobejamente conhecida em Guimarães, sobretudo pela sua centralidade e esplendor arquitectónico.
São Gualter (m.c. 1259) foi um religioso franciscano enviado em missão a Portugal no inicio do Sec. XIII por São Francisco de Assis. Frei Gualter e Frei Zacarias chegaram a Portugal em 1217, para trazer a Portugal a recem criada Ordem dos Frades Menores Franciscanos.
Zacarias dirigiu-se ao sul. Gualter fixou-se em Guimarães. Frei Gualter faleceu provavelmente em 1259 e foi sepultado no primitivo convento num local chamado São Francisco o Velho (mais tarde Minhotinho).
Depois de passar por várias vicissitudes e mudanças de local, em meados do sec. XIX o altar da irmandade foi definitivamente transferida para a igreja dos Santos Passos de Guimarães (mais conhecida como igreja de S. Gualter). Em 2009 foram descobertas reliquias que se assumiram serem do santo, escondidos numa antiga imagem de roca.
Em jeito de curiosidade, as Festas Gualterianas são celebradas em Guimarães no mês de Agosto desde 1906, e quanto a S. Gualter, convém dizer que apesar da grande veneração, este nunca foi canonizado pela igreja Católica.
De referir ainda que existe uma imagem oitocentista, bastante rara, do santo no espólio da igreja.
Em redor da igreja, podem ainda visitar: monumento ao Pinheiro (festa estudantil) e o jardim do Campo da Feira, mesmo em frente á igreja.
Objectivo deste "Passeio por Guimarães:
Com este conjunto de caches, propusemo-nos a criar um percurso que vos vai fazer percorrer alguns dos locais mais emblemáticos de Guimarães, recentes ou com mais história, sem querer ficar presos ao "clichés" habituais de uma visita turistica, mas que encerram história, arquitectura, cultura, património e beleza em simultaneo.
O conteúdo escrito destes listings não pretende ser um apontamento de estudo, ou abarcar a história total de cada lugar que vão visitar. Pretendemos apenas fazer com que visitem o local, e saibam minimamente algo sobre o mesmo. Para mais informações recomendamos visitem o espólio da Biblioteca Municipal, onde inclusivé vai existir nas imediações uma cache como nome "Convento de Sta. Clara"
Missão:
A missão, que seria a de retirar do logbook o numero correspondente para encontrar a cache final fica sem efeito por questões logisticas. Pedimos desculpa pelo incomodo, porque conforme o projecto foi avançando foram aparecendo mais spot merecedores de caches. Dai o projecto das 17 se ter tornado pequeno.
A cache:
A cache é uma embalagem pequena de metal que podia ser magnética mas não é (por isso pedimos cuidado ao manusear) e contém logbook e stashnote. Disfarçem dos mugglers que por lá passam ou que podem estar a observar do prédio em frente. Precisam de mais info? consultem 
Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.
Esperamos que gostem.
Mais uma cache by:
