Lombo do Barbinhas Traditional Geocache

Hidden : 1/11/2012

Tradução

Lombo do Barbinhas

O Lombo do Barbinhas é uma zona florestal situada na encosta do lado esquerdo à Ribeira do Seixal, no sítio do Chão da Ribeira. É uma zona belíssima, com uma floresta húmida subtropical, composta maioritariamente por árvores da família das lauráceas endémicas da Macaronésia.

Os nossos antepassados eram aventureiros e ansiavam por descobertas. Eram também agricultores, que, há muitos séculos atrás, viram que o solo vulcânico da ilha e o clima eram ideais à produção de cana-de-açúcar, banana e vinha. Contudo havia um problema: a maior parte da água da chuva caída nas montanhas a norte e não na vertente sul, mais quente, onde as primeiras canas e vinhas foram plantadas. Decidiram então criar um sistema único (isto no séc.XVI) de canais de irrigação, feito pela mão do Homem, aos quais chamaram Levadas. Rasgaram as montanhas, escavaram túneis...e, talvez por instinto, calcularam uma pequena inclinação para que a água pudesse chegar aonde era necessária.

Esta cache leva-nos a uma zona cruzada por várias levadas e trilhos e para lá chegar poderá optar por várias alternativas:

Levada do Norte: Poderá chegar à cache através desta levada, e assim alcançará a zona num plano horizontal. Se esta for a sua escolha, tem ainda duas opções de aceder à levada. A partir da Encomeada junto ao Restaurante em [#1] N 32° 45.250 W 017° 01.153 e deverá demorar cerca de 5 horas até à cache ou ainda através da estrada de terra que liga o concelho de São Vicente ao Paul em [#2] N 32° 46.447 W 017° 03.355 e a sua caminhada demorará aproximadamente 3 horas até à cache. É uma levada com algumas zonas expostas e com mais de 20 túneis, leve botas de montanha, lanternas carregadas e impermeáveis.

Levada do Seixal: Poderá chegar a cache a partir da zona do Rabaçal tomando a levada da Rocha Vermelha que se situa um pouco abaixo da Levada das 25 Fontes, a partir da qual poderá aceder à inferior. Caminhe até ao cruzamento com a levada do Seixal em [#3] N 32° 46.081 W 017° 07.741 e atravesse o longo túnel. Depois do túnel encontrará outro com cerca de 400m. Deverá continuar a caminhar durante cerca de 10 minutos até encontrar uma pequena vereda do lado direito que o levará até á Levada do Norte (junto da cache). É uma levada com algumas zonas expostas, sem corrimões, apenas com um cabo de aço do lado da encosta. Só deverá escolher este caminho se não tiver vertigens e estiver habituado a caminhar na montanha. Leve botas de montanha, lanternas carregadas e impermeáveis.

Vereda do Barbinhas: Esta vereda inicia-se no sitio do Chão da Ribeira junto ao centro de piscicultura em [#4] N 32° 48.074 W 017° 06.916. Continue pelo trilho que acompanha o leito da ribeira até [#5] N 32° 47.394 W 017° 06.867 onde deverá atravessar a Ribeira e subir pela vereda. É uma vereda com grande dificuldade, não pelo perigo mas pela dificuldade dos degras feitos em madeira. A sua subida demorará cerca de 1 hora. Irá alcançar a Levada do Seixal, vire para a direira, ande cerca de 100m e encontrará uma outra vereda do lado esquerdo que o leva até à Levada do Norte (junto da cache).

Caminho 4x4:É uma alternativa para os amantes de todo o terreno que tem início no Paúl em [#6] N 32° 45.912 W 017° 06.083. Nesta zona existe uma grande rede de caminho que poderá seguir até ao ponto [#7] N 32° 47.084 W 017° 06.115. Deixe o seu veiculo aqui e terá de descer uma vereda com cerca de 1,5 km. É um caminho não explorado por mim mas que poderá ser uma alternativa a ser estudada.

Proposta: Para aqueles que não gostam de regressar pelo memo caminho e nem pretendem preocupar-se com a disposição dos veículos, deixo aqui uma boa alternativa. Estacione o seu carro no Chão da Ribeira em [#4] N 32° 48.074 W 017° 06.916 e suba em direcção ao Fanal pelo Caminho das Voltas que se situa do lado direito, junto a um restaurante. Irá alcançar a estrada em [#8] N 32° 47.276 W 017° 07.635. Siga a estrada pelo lado direito até encontrar uma outra vereda do outro lado da estrada em [#9] N 32° 47.498 W 017° 07.738. Caminhe até [#10] N 32° 47.202 W 017º 08.150 altura em que deverá abandonar esta vereda e seguir por um caminho menos marcado e com vegetação densa. Cerca de 500 metros depois encontrará a Levada da Rocha Vermelha. Siga a levada até ao cruzamento com a levada do Seixal em [#3] N 32° 46.081 W 017° 07.741 (ler opção Levada do Seixal). Para regressar ao seu carro, utilize o caminho inverso á opção Vereda do Barbinhas e chegará ao seu carro, desta vez pelo outro lado da margem.

Se é amante de Canyoning, esta é a zona com mais ribeiras equipadas e com os melhores canyons da ilha da Madeira.

Estude bem as várias opções e não hesite em contactar-me se necessitar de ajuda. Seja prudente, e faça a melhor escolhe face as suas condições.

A caches esta escondida junto a uma casa de abrigo com lareiras e mesas onde poderá descansar antes de regressar.

free counters
Free counters

Invf cnffn cbe pvzn qr zvz!