-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Related Web Page
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Segundo alguns a mais antiga aldeia do concelho de Pombal que conserva caracteristicas tradicionais, ainda habitada.
Segundo alguns a mais antiga aldeia do concelho de Pombal que conserva caracteristicas tradicionais, ainda habitada.
Pertence a duas freguesias, Pombal e Vila Cã, do lado esquerdo da rua principal que divide a aldeia, freguesia de Pombal, lado direito Vila Cã, o que origina casos deveras originais.
Os residentes de outros tempos, nao sabiam ler nem escrever, dai, aquilo que se conhece da historia desta aldeia, é aquela que passou de boca em boca, ate aos nossos dias.
Teria sido uma importante aldeia noutros tempos, por onde passaria a estrada principal, vinda de Pombal, em direcção a nascente, pelo menos até Abiul.
Os seus habitantes, viviam da agricultura, pecuaria e pastorícia, trocando ou vendendo os excedentes em feiras da regiao.
O aproveitamento dos solos araveis era intensivo e com a retirada de pedras para delimitaçao de parcelas e construçao de habitaçoes ou estabulos, iam surgindo novos solos, a custa de muito esforço humano.
Com a abertura de novas vias de comunicaçao, com o surgir da emigraçao e com a falta de acessos condignos, levaram a aldeia a um progressivo abandono.
Tal como o nome indica, fica situada no fundo de um vale. A aldeia é de origem medieval e possui uma arquitectura feita de pedra calcária. As ruas são pequenas, questionando-se por vezes a passagem de um carro, daí que o melhor mesmo é andar a pé.
Além das casas em ruínas, enfeitadas com fetos, pedras, talhas, telhas e afins, neste lugar encontra-se ainda uma Capela dedicada a Nossa Senhora do Amparo, que data do século XVIII. Existem ainda vestígios de um forno de cal e de um moinho de vento.
Era desta aldeia que surgiam as famosas mantas de retalhos, feitas nos teares de linho, uma vez que, à medida que se vai descendo o vale, é notória a descida de temperatura e o aumento da humidade.
Inserida na Serra de Sicó, proporciona ao visitante um contacto directo com a natureza, com existência de trilhos, a prática de desportos de aventura, como por exemplo, todo terreno, BTT, escaladas, parapente, rappel e slide.
A “Aldeia do Vale” irá fugir à desertificação e ao isolamento, devido ao projecto de turismo rural que irá funcionar como pólo atractivo, através do seu turismo, que será o motor de desenvolvimento e cartão de visita da região.
A Cache
O contentor está abrigado da chuva com o nariz de fora!
Ao recoloca-lo no lugar certifiquem-se que fica bem entalado para não fugir!
Levem utensílio de escrita!
Additional Hints
(Decrypt)
Cebphen znqrven, rfcervgn cbe onvkb.