Skip to Content

<

Capela S. Mamede e S. Frutuoso

A cache by JI_Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/20/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

 


Capela de São Mamede e São Frutuoso
Trâs-âncora, Montaria

 

 

São Mamede

 

 

Mamede de Cesareia conhecido por São Mamede é um santo cristão, venerado pela Igreja Católica e Ortodoxa.

São Mamede nasceu no Século III, na cidade de Cesareia, hoje chamada Kayseri na Turquia, sob domínio do Império Romano, no tempo do Imperador Aureliano.

As suas relíquias estão na catedral de Langres em França, que lhe é dedicada.

 

 

São Frutuoso

 

 

Frutuoso de Tarragona, ou São Frutuoso, morto em 21 de Janeiro de 259, (segundo outras fontes, em 20 de Janeiro, e no ano de 258) foi um religioso cristão hispânico-romano. Ocupando o cargo de Bispo, foi martirizado junto com os diáconos Eulógio e Augúrio.

Foi queimado vivo no anfiteatro de Tarraco, durante a perseguição decretada pelos Imperadores romanos Valeriano e Galério. Foram os primeiros mártires sobre os quais há consistência documental na História do Cristianismo na Espanha, através de um testemunho de seu martírio escrito por uma testemunha verdadeira. Também há testemunho epigráfico em uma lápide achada em 1895 por uma missão arqueológica francesa.

 

 

Capela de São Mamede e de São Frutuoso

 

 

Consta-se que a primeira igreja da freguesia seria a actual capela de S. Mamede, vindo os monges do mosteiro de S. João d’Arga celebrar a missa aos domingos e dias santos. Estudando a posição geográfica, quer das habitações, quer da dita capela, chegamos a conclusão quem tem muita lógica construir a capela a meio da encosta, para assim “poupar” passos aos religiosos, uma espécie de dividir o caminho, pois os monges tinham de atravessar as denominadas Sete Serras para chegarem a este local.

Nas imediações da capela encontra-se uma pequena fonte, onde existem duas bicas. Existe uma história que foi perdida ao longo dos tempos sobre está fonte (eu ainda me lembro de ouvir falar qualquer coisa, mas era muito novo e acabei por me esquecer).

A festa em honra destes dois santos realiza-se no primeiro fim-de-semana de Agosto, sendo a missa de sábado dedicada a S. Frutuoso e aos animais que são benzidos. A missa de domingo é dedicada a S. Mamede.

 

Capela

 

Fonte


Cache

 

 

        A cache contém apenas logbook, e permite a troca de pequenos objectos.

     Está cache encontra-se afastada uns metros da capela, junto da fonte.

 

 



Não publiquem fotos do local da cache.

 


GeoPT.org - Geocaching Portugal

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.