As coordenadas publicadas não vos mostram o local da cache final, mas sim do 1º ponto intermédio.
Esta Multi-Cache vai levar-vos a um pequeno passeio pelo centro da cidade de Vila Real. Percorrerão pouco mais de 400mts e terão oportunidade de conhecer 3 das mais emblemáticas igrejas da nossa cidade. Divirtam-se e disfrutem do nosso rico património religioso e não só. Há muito mais para apreciar nesta curta viagem.
Igreja da Misericórdia
(...) Obra quinhentista (...). Não há uniformidade quanto à data de (re)construção (...) A edificação parece ter acabado em 1548 (...) O portal é de volta inteira e ainda mostra vestígios de manuelino, na singela ornamentação exterior. Os alçados laterais conservam algumas frestas e uma porta de origem. Da mesma época são as imagens de santos que se vêem nos nichos angulares das paredes exteriores. O soalho da nave é feito de taburnos e o tecto da sacristia, de caixotões apainelados. Nas paredes laterais, há sete quadros a óleo, com cenas da Via Dolorosa. Os quatro retábulos laterais, estremados, cronologicamente, dois a dois, na sua talha de estilo barroco, são dignos de interesse. Infelizmente, os dois primeiros, tendo em conta a porta principal, escondem outros de granito dourado, muito mais valiosos, por serem de origem e no estilo maneirista, que é raro nesta região. No pequeno espaço que serve de adro, do lado direito de quem olha a fachada, vê-se ainda um muro da mesma época, embutido numa construção recente. A agressão não foi única. E o belo templo, erecto numa época de que resta tão pouco na região, quase se anulou com feios prédios de cimento que o cercam e amesquinham.(...)
NOTA 1:
Neste WP, deverá descobrir quantas imagens de santos se vêem nos nichos exteriores - será o nosso nº A.
Agora, siga até N41º17.847 W7º44.(A+3)7(A+3) - Chegou à:
Igreja de S. Paulo/dos Clérigos/Capela de S. Pedro Novo/Capela Nova
(...) É um dos monumentos mais espectaculares de Vila Real. (…) A igreja é de nítida verticalidade. O alçado principal, de forte impacte cenográfico, é precedido por escadaria de seis degraus de planta semicircular, muito ao gosto espectacular do barroco, e está dividido em duas secções por entablamento relevado. Ladeiam o pórtico dois par de colunas toscanas assentes em bases altas, geminadas e decoradas com motivos fitomórficos. Sobre a porta principal exibe-se uma cartela de belo efeito, com a inscrição PRINCEPS APOSTOLORVM TIBITRADITAE SVNTCLAVES REGNICAELORVM, encimada pelas armas papais. Sobre esta moldura rasga-se o óculo, de grelha, sobrepujado por lavores e por uma cartela do entablamento que regista a palavra OVIUM. Na secção superior do alçado pode ver-se uma composição, no centro da qual sobressai uma cartela envolvida por motivos trabalhados, com o registo TU ES PASTOR. Sobre o entablamento do alçado, recorta-se uma escultura de pedra, figurando S. Pedro, ladeado em plano inferior por dois arcanjos. As restantes fachadas, surgem, de construção maneirista, de superfícies lisas, linhas austeras e decoração sóbria; a torre da fachada posterior, solução característica do barroco bracarense, e existente também na capela da Quinta de Mateus. O interior é de nave única está coberta por um tecto de tijolo, apainelado, interior pintado de branco. O entablamento é saliente e está apoiado em mísulas. O coro assenta num arco abatido de pedra. A abóbada da capela-mor é compósita: metade de berço e outra metade em quarto esfera.(...)
NOTA 2:
Neste WP, deverá descobrir quantas portas laterais tem esta igreja - será o nosso nº B.
Agora, siga até N41º17.(4+A+B)22 W7º44.(A+B)99 - Chegou ao GZ da Cache e à:
Igreja de S. Pedro
Foi mandada constituir, em 1528, por D. Pedro de Castro. (…) A planta é longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais estreita e sensivelmente mais baixa, com anexo rectangular integrando sacristia adossada à fachada lateral N. A fachada principal, virada a O., tem três panos delimitados por pilastras da ordem toscana, por molduras sobrepostas, marcando o limite das torres sineiras que flanqueiam a frontaria. Estas são rematadas por balaustrada com acrotérios nos ângulos e por coruchéus, O centro é coroado por frontão contracurvado e interrompido por cruz papal. O portal, de granito liso, sobrepujado por duas janelas rectangulares, é de verga recta, com ombreiras onde se sobrepõem pilastras encimadas por capitéis compósitos que integram um entablamento formado num frontão quebrado. A fechar o lintel, uma cartela com o símbolo titular da igreja. Os panos laterais são simétricos, com nicho e janela no pano inferior. No entablamento dispõe-se, lateralmente, duas cartelas ovais decoradas e nicho central assente em friso e com abóbada aconcheada, com aletas, encimado por coroa entre consolas que sustentam cornija coroada por elementos vegetalistas em jeito de frontão. O interior é de valia artística, O tecto é abaulado e apainelado, com molduras douradas. O tecto da capela-mor está dividido em 35 quadrados, separados por elementos longitudinais e transversais, terminando estes por mísulas, onde assentam meias flores. A parte central dos quadrados é ocupada por vistosos relevos dourados. O quadrado central contém o símbolo de S. Pedro, rodeado por quarto figuras de anjos. A parte interna das janelas também é decorada com talha dourada. O altar-mor é fundamentalmente de estilo neoclássico e foi mandado construir pela Irmandade do SS Sacramento, em 1845. (…)
Os textos acima transcritos foram retirados do livro "Histórias das Freguesias do Concelho de Vila Real", com a devida autorização do autor.
A Cache.
Trata-se de um contentor de tamanho micro com Logbook e Stashnote. Devem levar algo com que escrever.