Skip to content

This cache has been archived.

matrixamp: Fim de um ciclo.
Obrigado a todos pelas visitas, e que tenham desfrutado do local.
Um obrigado especial aos que ajudaram a manter esta cache, preservando a sua integridade durante todo este tempo, permitindo que outros também a pudessem ter encontrado.
Abraço.

More
<

#14 - Capela de Santa Cruz

A cache by matrixamp Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/24/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Capela de Santa Cruz
A Capela de Santa Cruz, situada nas traseiras do Paço dos Duques na Colina
Sagrada, foi construída no séc. XVII, é um excelente exemplar da arquitectura rural seiscentista. 

A capela, de planta rectangular, é antecedida por um alpendre, muito semelhante a outros existentes em capelas da cidade e da região. Este desenvolve-se no eixo da igreja, sendo definido por pilares nos cantos e colunas nos intervalos, formando, no interior, uma espécie de bancada. Na fachada principal, em empena rematada por cruz, destaca-se o púlpito lateral em granito, e uma Santa Cruz, do mesmo material, situada do lado oposto. No alçado lateral, virado para o Castelo, ergue-se uma pequena torre sineira.

A poucos metros existe um Cruzeiro constituído por um pedestal, um fuste liso cilíndrico e, no cimo, uma esfera armilar e uma cruz da Ordem de Cristo data de 1640.

Edificada junto ao Castelo, a capela de Santa Cruz remonta, de acordo com a inscrição do portal principal, ao ano de 1639. De linhas simples, é considerado um dos edifícios religiosos, de traça maneirista, mais característicos de Guimarães (GUIMARÃES, 1983).

A sua arquitectura denota duas campanhas bem distintas. A primeira, ocorrida no século XVII, inclui a intervenção arquitectónica, a decoração azulejar e a edificação do cruzeiro no adro fronteiro à igreja, com a seguinte inscrição: O cónego Arrouchela o pôz. Anno de 1640. 

A segunda campanha, eminentemente decorativa, encontra-se bem patente no retábulo, já de gosto neoclássico, que exibe a imagem de Cristo, por cima do sacrário, sendo, este último, ladeado pelas imagens de São João Baptista e Nossa Senhora. 


Objectivo deste "Passeio por Guimarães:
Com este conjunto de caches, propusemo-nos a criar um percurso que vos vai fazer percorrer alguns dos locais mais emblemáticos de Guimarães, recentes ou com mais história, sem querer ficar presos ao "clichés" habituais de uma visita turistica, mas que encerram história, arquitectura, cultura, património e beleza em simultaneo.

O conteúdo escrito destes listings não pretende ser um apontamento de estudo, ou abarcar a história total de cada lugar que vão visitar. Pretendemos apenas fazer com que visitem o local, e saibam minimamente algo sobre o mesmo. Para mais informações recomendamos visitem o espólio da Biblioteca Municipal, onde inclusivé vai existir nas imediações uma cache com o nome "Convento de Sta. Clara"


A cache:
A cache é uma embalagem pequena de plástico contém logbook e stashnote. Levem material de escrita. Disfarçem dos mugglers que podem aparecer de repente.

Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.

Esperamos que gostem.

Mais uma cache by:

ENJOY!


free counters

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.