
Fonte Santa de S. Gualter
Está situado em Urgezes e é um monumental chafariz de finais do séc. XVII, com frontão coroado por uma cruz, com um nicho onde foi recolocada uma imagem de São Gualter, agora atrás de grades.
Abaixo deste nicho a água, correm três bicas: a do centro, em forma de golfinho, e as duas laterais em carantonhas, em forma animal, formando um belo conjunto escultórico onde sobressaem os olhares dos três animais.
A água corre para o tanque, que ocupa todo o espaço entre as escadas laterais; a da direita terá servido de acesso à parte traseira da nascente, onde se localiza a lendária mina. A escada da esquerda dá acesso à arca da fonte (bloqueada) e a uma portinhola quadrada fechada de acesso à mina.
Objectivo deste "Passeio por Guimarães:
Com este conjunto de caches, propusemo-nos a criar um percurso que vos vai fazer percorrer alguns dos locais mais emblemáticos de Guimarães, recentes ou com mais história, sem querer ficar presos ao "clichés" habituais de uma visita turistica, mas que encerram história, arquitectura, cultura, património e beleza em simultaneo.
O conteúdo escrito destes listings não pretende ser um apontamento de estudo, ou abarcar a história total de cada lugar que vão visitar. Pretendemos apenas fazer com que visitem o local, e saibam minimamente algo sobre o mesmo. Para mais informações recomendamos visitem o espólio da Biblioteca Municipal, onde inclusivé vai existir nas imediações uma cache com o nome "Convento de Sta. Clara"
Missão:
O propósito incial de haver uma cache bónus final foi alterado. Os numeros constantes no logbook não devem ser tidos em conta.
A cache:
A cache é uma embalagem "anormal" e contém logbook. Não colem autocolantes por favor. Disfarçem dos mugglers que podem aparecer de repente lá em cima. A máquina fotográfica é uma boa ajuda... para o disfarce 
Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.
Esperamos que gostem.
Mais uma cache by:
