Rio Coa é um rio português que nasce nos Fóios (Sabugal), mais concretamente na Serra das Mesas (by White_Shark), a 1.175 m de altitude, próximo da Serra da Malcata. Percorre cerca de 135 km até desaguar na margem esquerda do rio Douro, perto de Vila Nova de Foz Côa, a 130 m de altitude. É dos poucos rios portugueses que efectuam um percurso na direcção Sul-Norte.
O rio Côa percorre a zona raiana do distrito da Guarda, as Terras de Riba-Côa. Tem um clima marcadamente mediterrânico. A zona de Riba-Côa é dominada por bosques, pinhais, fortalezas (castelos), planaltos e fantásticas paisagens típicas da Beira Interior.
Cidades na zona de Riba-Côa: Pinhel, Sabugal, Meda.
A cache está colocada mais ou menos a meio do percurso do rio, entre a nscente e a foz, onde ele já é largo e fundo o suficiente para bons banhos.
Ao longo do seu percurso existem enumeras represas para apoio à agricultura e pecuária da zona
Do latim Cuda posteriormente Coda, com possível origem no pré-celta kut (javali) ou no basco kuto (porco). Está na origem de transcudano, que é relativo a Ribacôa (adjetivo), natural ou habitante de Ribacôa (nome) ou antigo povo da Lusitânia (nome no plural).
Esta cache está na colocada na Aldeia de Rapoula do Côa de onde é originaria parte da minha família.