Integrado na sub-região do Alto Tâmega, o Concelho de Vila Pouca de Aguiar situa-se a norte do Distrito de Vila Real, entre as serras do Alvão e da Padrela, estendendo-se o seu território por uma área de 437,1Km2, e é composto por 18 freguesias.
Localizado num ponto estratégico de ligação, não só com outros concelhos do interior mas também com o litoral do país através das novas vias de comunicação A7 e A24, o Concelho de Vila Pouca de Aguiar é privilegiado do ponto de vista do património histórico-cultural. O longo vale fértil e as montanhas propícias à criação de gado e à defesa estratégica regional desenham o coração transmontano onde sempre passaram as melhores artérias regionais.
O Monumento Nacional do Castelo de Aguiar da Pena, o milenar Complexo Mineiro Romano de Tresminas com o seu parque arqueológico, as termas das Pedras Salgadas com o centenário parque termal, muitas zonas de lazer com a barragem da Falperra em foco, Dolméns do Alvão, Igrejas, Sepulturas e Pontes Medievais, canastros ou relógios de sol, caça e pesca e, acima de tudo, o contacto com as gentes são um tesouro de conhecimento e natureza a descobrir.
Brasão
De prata, com ramo de três espigas de centeio de verde atadas em ponta de vermelho e acompanhado por duas abelhas de negro, realçadas de ouro. Chefe, de azul, com uma águia aberta de ouro, realçada de negro. Em contrachefe um monte de dois cômoros de negro, entre os quais passa um rio que desdobra em dois, de três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila Pouca de Aguiar» de negro.




